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23/10/2017 19:24

Saiba mais sobre Business Process Outsourcing


(DINO - 23 out, 2017) - Qualquer empresa, independentemente de seu porte ou de sua área de atuação, existe com o objetivo de sanar alguma necessidade detectada em sociedade. A solução para essa necessidade consiste em algum produto ou serviço comercializado. Esta é a principal atividade de uma empresa; a sua razão de existir, à qual é dado o nome de core business.

As organizações, no entanto, também envolvem uma série de atividades secundárias que, embora não componham o core business, são fundamentais para o funcionamento da empresa. Entre estas atividades, encontram-se a contabilidade, as finanças, a Tecnologia da Informação, as redes logísticas, os departamentos jurídicos, entre outros.

Na atualidade, o mercado tem se mostrado extremamente competitivo, de modo que cada empresa deve otimizar seus recursos para aumentar a produtividade e reduzir custos. Atingir esses objetivos fica difícil quando boa parte de seus recursos encontra-se direcionada para os setores secundários. Assim, como sair desse problema? A resposta consiste em três letrinhas: BPO, o Business Process Outsourcing.

O que é o BPO?
A tradução deste termo, que vem do inglês, é terceirização de processos de negócios. No entanto, o BPO não é uma simples terceirização, mas sim uma completa reformulação organizacional. A estratégia tem o objetivo de aumentar a produtividade, identificando quais são as áreas que podem ser atribuídas a outros especialistas, deixando a empresa livre para focar os seus recursos em suas principais atividades. Isso melhora o desempenho da organização e a torna mais competitiva.

Como o BPO é implementado?
O primeiro passo para implementar o BPO é mapear a empresa completamente, identificando todos os processos que podem ser terceirizados. Esses processos são designados a empresas especializadas nos mesmos, comprometidas a atingir os SLAs (níveis de serviço esperados). Além disso, os resultados alcançados com o BPO devem ser monitorados com frequência, para identificar o que está funcionando e o que necessita de ajustes, num constante processo de melhoria. Por isso, é essencial contar com empresas especialistas no ramo.

Quais são os principais benefícios da implementação do BPO?
O primeiro benefício detectável é a redução de custos, pois os gastos com a terceirização são inferiores aos gastos com processos internos da empresa. Além disso, a redução dos processos manuais permite que mais profissionais estejam disponíveis para atuar naquilo que a empresa tem de melhor a oferecer. A consequência natural é o aumento no faturamento, na fidelização de clientes e no espaço conquistado no mercado. O ROI obtido pelo BPO é considerável e auxilia as empresas a crescerem e a responderem com maior velocidade às demandas do mercado.

Por fim, o BPO também inclui a introdução de novas soluções tecnológicas de automação de processos, que economizam recursos humanos e financeiros. Além disso, essas ferramentas conferem maior dinamismo aos processos e reduzem consideravelmente as probabilidades de erros.

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