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05/09/2018 11:51

Conceito de medicina de família começa a ser adotado em empresas


São Paulo, SP--(DINO - 05 set, 2018) -
A máxima que diz que prevenir é melhor do que remediar ganhou significado quase literal para os funcionários do Santander Brasil. O Banco associou-se a um dos maiores grupos hospitalares do País para implantar um modelo de assistência à saúde totalmente inovador dentro da modalidade in company. Neste mês, a instituição inaugurou em sua sede e em mais dois prédios administrativos, em São Paulo, unidades do Centro Médico Sírio-Libanês Saúde Corporativa, onde médicos de família são responsáveis pelo atendimento aos colaboradores.

De acordo com o Ministério da Saúde, a atenção primária pode resolver aproximadamente 80% dos problemas de saúde da população. Além disso, inúmeros estudos endossam que o manejo adequado dos 50 diagnósticos mais frequentes permite a resolução de mais da metade da demanda médica em ambulatórios gerais.
Mais do que se consultar, o paciente faz um acompanhamento na linha de cuidado preventivo – ou seja, o médico passa a conhecer seu histórico de saúde, interferências da genética familiar, estilo de vida, meio social, familiar e de trabalho. A partir de um atendimento inicial, pode estruturar junto com o paciente a melhor estratégia para promover a saúde e garantir o controle de doenças.

O programa, pautado na atenção primária de saúde, transforma os parâmetros atuais de gestão hospitalar e saúde suplementar. “Queremos oferecer aos nossos colaboradores um conceito de atendimento médico inovador, baseado na prevenção de doenças, e não apenas na resolução da queixa de saúde quando a doença já se estabeleceu. Acreditamos que assim promoveremos, de fato, a saúde e a qualidade de vida na organização”, afirma a vice-presidente executiva de Recursos Humanos do Santander Brasil, Vanessa Lobato.

Para a instituição, o cuidado com a saúde é também uma alavanca importante para elevar o engajamento dos colaboradores. Esta preocupação é ainda mais visível no Programa Be Healthy, uma iniciativa global que inspira melhorias no estilo de vida de todos os funcionários da organização, por meio da promoção de atividades físicas e realização de palestras sobre saúde. Em pesquisa sobre percepção de saúde no Santander, realizada pela Hay Group, 96% dos entrevistados corroboraram a visão de que são incentivados a melhorar seus hábitos de vida e 99% disseram se sentir comprometidos a tornar seu ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

Antes de levar o modelo para outras empresas, o Sírio-Libanês implantou uma experiência semelhante dentro de casa, em 2014. Batizado de “Cuidando de Quem Cuida”, o programa oferece atendimento a todos os colaboradores e seus dependentes, que hoje somam mais de 13 mil pessoas. O projeto dentro de casa permitiu observar os benefícios obtidos pelo modelo. Entre 2016 e 2017, houve uma redução da taxa de internação de 6,3%, queda de 50% no número de visitas ao pronto-atendimento, e a taxa anual de exames caiu 27%.

Consequentemente houve impacto no investimento total da saúde do colaborador com redução de 2% em dois anos de programa - frente a uma variação de custos médicos e hospitalares de 17% ao ano. “Estamos iniciando aqui um novo capítulo na história do Sírio-Libanês, que sempre procurou compartilhar o seu conhecimento a fim de tornar o sistema de saúde cada vez melhor para toda a população”, completa Dr. Paulo Chapchap.



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