Releases
25/07/2018 10:39

Governo amplia capacidade de comercialização da 3ª maior hidrelétrica do país


São Paulo - SP--(DINO - 25 jul, 2018) -
Uma portaria do Ministério de Minas e Energia (MME), publicada no Diário Oficial da União, autorizou a ampliação da Garantia Física da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no Rio Madeira, a 7 quilômetros de Porto Velho (RO), passando de 2.328,1 MW médios para 2.385,1 MW médios. A medida, em vigor desde 12 de julho, proporciona um aumento de 57 MW médios.

A garantia física nada mais é do que a quantidade máxima de energia que pode ser utilizada para comercialização pelos geradores hídricos. Ela tem, portanto, um impacto direto no dia a dia do país, já que afeta a oferta diária de energia no mercado brasileiro.

A portaria recupera parte da Garantia Física da hidrelétrica, que havia sido temporariamente reduzida em julho de 2017, por determinação do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), e autoriza a usina a operar com seu reservatório na cota 71,3m, para vazões de até 34.000 m3/s (= 34 milhões de litros de água por segundo).

Com a decisão do Ministério de Minas e Energia, a Hidrelétrica Santo Antônio poderá reduzir o volume de energia comprada no mercado para recompor seu lastro, além de garantir uma maior produção de energia destinada aos Estados de Rondônia e Acre, já que seis das suas 50 turbinas estão direcionadas exclusivamente para o sistema regional da Eletronorte.

A Santo Antônio Energia é a detentora da concessão da Hidrelétrica Santo Antônio, hoje a terceira maior geradora hídrica do país e uma das 20 maiores do mundo. A Hidrelétrica Santo Antônio se consolida como a melhor avaliada em sustentabilidade, de acordo com a International Hydropower Association (IHA), organização sem fins lucrativos, fundada há quase 20 anos com o suporte da Unesco, e que atesta a sustentabilidade de empreendimentos hidrelétricos em todo o mundo.



Website: http://www.santoantonioenergia.com.br/

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos