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02/03/2018 17:11

Novas experiências de compra em lojas físicas


Curitiba,PR--(DINO - 02 mar, 2018) - O advento das lojas online bem como o seu crescimento exponencial nos últimos anos colocou em cheque o futuro das tradicionais lojas físicas. Com a opção de comprar o item desejado com apenas alguns cliques, muitos acabaram deixando de lado a outra alternativa: ir pessoalmente a uma loja de seu agrado e fazer as suas compras. Um dos exemplos que comprovam o grande sucesso das lojas online é o fato de muitas empresas fortes do ramo do varejo também terem migrado suas atividades para a internet.

Com esse cenário, a constante expansão do mundo digital e cada vez mais lojas online, uma pergunta surge naturalmente: as lojas físicas estão próximas do fim? A resposta imediata é não! Os mesmos dados que mostram os números excelentes das lojas online também destacam as lojas físicas que investiram em inovação e não ficaram para trás em relação ao novo concorrente. Ou seja, oferecer novas experiências nas compras em lojas físicas, trazer inovações, produtos diferenciados, plano de associados dentre outras ações são a principal arma do varejo para não ficar preso no passado remoto.

Apesar da força inquestionável do e-commerce, é importante destacar que muitos consumidores, principalmente aqueles da geração Z, os nascidos a partir do ano de 1.995, se importam bastante com a marca do seu produto, não fazendo distinção entre a opção de comprar através de um aparelho eletrônico ou indo diretamente na loja. Por isso, manter o produto em exposição, trabalhar a parte de marketing e inovar cada vez mais são opções a serem consideradas.

Necessidade de mudanças
A primeira palavra a ser destacada nesse processo é reinvenção. É possível usar o ambiente da internet a seu favor, mesmo que não esteja interessado em vender seus produtos por lá.

Você também poderá optar pela venda online, mas com recursos que atraem o seu cliente para a sua loja física. Dentre os exemplos estão as grandes livrarias aqui no Brasil que, ao optarem pela venda online também acabaram por transformar o seu espaço físico. Com isso, hoje as livrarias se tornaram bibliotecas, ponto de encontro para trocar informações, conhecer novas pessoas, trocar experiências com livros já lidos e muito mais. Fazer com que seus clientes mantenham-se conectados para que possam trocar informações sobre os seus produtos pode impulsionar os resultados da sua loja física.

Outra palavra chave é customização. Oferecer planos, produtos e serviços exclusivos pode ser o grande trunfo da sua loja física. A depender do seu negócio é possível até mesmo criar um plano de assinatura. Disponibilizar ofertas de acordo com cada perfil de cliente também é uma linha muito interessante. Várias redes de farmácias em todo o país têm recorrido a essa opção. Dessa forma, o cliente efetua um cadastro pessoal na loja física e, de acordo com suas compras, a loja seleciona promoções e ofertas especiais levando em consideração as preferências daquele cliente. Seu cliente será tratado como único - algo que toda pessoa deseja.

Tratamento diferenciado
A experiência do seu cliente ao visitar sua loja também é um fator importante, basta lembrar aquela velha frase: "a primeira impressão é a que fica". Para fazer com que ele volte a sua loja é importante deixá-lo impressionado com o ambiente. Isso dependerá daquilo que você comercializa. E, se no seu varejo é possível encontrar produtos bem diversos, então os separe em ambientes diferentes e personalize cada espaço de forma a associar cada ambiente com os produtos ali encontrados. Para quem trabalha com comida é interessante não apenas vendê-la, mas também dispor de opção para que seu cliente possa fazer um lanchinho rápido na sua loja a partir de um serviço de fast-food, por exemplo.

O atendimento também é um fator importantíssimo, pois se o seu público-alvo não se sente bem ao entrar em contato com seus funcionários, então como você irá convencê-lo a sair de casa para visitar sua loja? Tratamento diferencial e experiência incrível são ótimas formas de impressionar seu cliente. Quanto mais ele se sentir confortável maior será a sua vontade de voltar a tal loja.

Inovação e tecnologia
Use a tecnologia a seu favor. Hoje o mundo é movido pela interatividade, coisas rápidas, simples e eficientes. Uma exposição por meio eletrônico de ofertas, produtos exclusivos e promoções pode ser uma opção interessante. A Dafiti, empresa com origem no e-commerce, abriu uma loja física após o sucesso na Internet. Nessa loja os clientes podem conferir o mostruário através de uma tela, algo parecido com o tablet. Com alguns cliques e toques na tela é possível conferir várias peças da loja.

Portanto, as lojas físicas não estão nem perto de acabar. Os verdadeiros ameaçados são aqueles que preferem não inovar, se acomodar e deixar de lado as tendências da atualidade. Com muita dedicação e serviços de alta qualidade a sua loja física estará cheia em qualquer época.

Leia mais sobre as tendências do Varejo no site do Clube SEBRAE: https://clubesebrae.com.br/blog/principais-tendencias-varejo-2018?utm_source=dino&utm_medium=cpc&utm_campaign=varejo

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