Releases
25/02/2021 11:34

A importância dos sistemas de desumidificação no setor de HVAC


São Paulo - SP--(DINO - 25 fev, 2021) -
O mercado de HVAC tem perspectivas positivas para o futuro. Desde os anos 50, quando teve início no Brasil, o setor vem crescendo em ritmo constante, apesar das adversidades causadas pela crise econômica da última década.


O setor sofreu retração entre os anos de 2015 e 2016, mas houve intensidade e recuperação nos anos seguintes, resultando em um ótimo 2020. Contribuiu para esse fato o aumento de vendas do ar-condicionado para residências. A produção de 3,53 milhões de splits residenciais, em 2019, representou um crescimento expressivo de 21% em relação a 2018, segundo a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento.


O que é um sistema de HVAC?


HVAC-R ou AVAC-R é o sistema composto por três mecanismos e mais a refrigeração: aquecimento, ventilação e ar-condicionado. Esses três mecanismos juntos compõem uma tecnologia própria para o conforto ambiental, para climatização de ar de residências, shoppings, escritórios e indústrias, dentre muitos outros.


Aquecimento: a função é manter a temperatura sob estabilidade em dias frios. O objetivo aqui é corrigir as baixas temperaturas, proporcionando maior conforto térmico às pessoas.


Ventilação: além de minimizar a concentração de CO?, a circulação do ar ajuda a retirar odores e eventuais impurezas.


Ar-Condicionado: além de controlar a temperatura, promove a circulação do ar, o que proporciona maior bem-estar.


A união dessas três funções combinadas em um único sistema leva à estabilidade do ar, onde é importante o rigoroso controle das variáveis. É o que ocorre, por exemplo, com a indústria farmacêutica, que exige ambientes perfeitamente equilibrados. Nesse e em outros casos, o sistema habilita atender as normas vigentes dos órgãos reguladores, como a Resolução n.º 9 de 16 de janeiro de 2003 da ANVISA, que versa inclusive sobre a questão do controle da umidade.


 


Controle de umidade em sistemas de HVAC


O projeto de AVAC deve contemplar o ar de renovação, porque é ele que origina os principais problemas. Normalmente, o ar externo é conduzido abundantemente para dentro dos ambientes, podendo transportar umidade em alta quantidade. Em geral, o ar externo é responsável por 50% a 80% da carga úmida do ambiente. Se não houver um sistema para desumidificação do ar, o restante do sistema deverá ser capaz de realizar esta tarefa.


A maior dificuldade de controlar a umidade em prédios industriais e comerciais é o mau dimensionamento na quantificação e remoção de carga de ventilação nas condições de ponto de orvalho.


Controlar a umidade é de suma importância na climatização dos ambientes feita por meio do sistema AVAC. Fundamental para o controle da umidade, o desumidificador deve ser utilizado em conjunto com o ar-condicionado. 


Sempre que forem constatadas altas cargas de umidade, faz-se necessária a instalação de equipamentos para desumidificação. Estes devem ser dotados de dispositivos de leitura e controle da umidade ambiente.


Os desumidificadores de ar, em sua maioria, possuem umidostato, mecanismo do sistema de climatização que mede o percentual de umidade relativa e regula a capacidade de desumidificação do sistema, controlando a umidade nos níveis necessários para cada processo.


Sistemas com controle de umidade oferecem vantagens como prevenir a proliferação de microrganismos como fungos (responsáveis pela formação de bolor e de mofo), bactérias e ácaros. Também auxiliam na preservação de equipamentos, prolongando sua vida útil, protegem metais contra a ação de ferrugem, dentre outros.


Para saber mais sobre a importância do controle de umidade em indústrias, basta acessar:


https://www.thermomatic.com.br/fique-por-dentro/por-que-o-controle-de-umidade-e-importante-para-industrias.html 



Website: http://www.thermomatic.com.br

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: