Releases
29/08/2018 10:11

Dia Nacional de Combate ao Fumo ? 29 de agosto


São Paulo, SP--(DINO - 29 ago, 2018) - A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o tabagismo a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis e vem, ao longo de mais de 20 anos, empregando inúmeras medidas para serem adotadas no sentido de conscientizar a população global dos malefícios do cigarro e incentivar os fumantes a abandonarem o vício. O consumo de tabaco e seus derivados mata milhões de indivíduos todos os anos. Se a tendência atual continuar, em 2030 o tabaco matará cerca de 8 milhões por ano sendo que 80% dessas mortes ocorrerão nos países da baixa e média renda.

No Brasil, como resultado das importantes ações de controle do tabaco desenvolvidas, a prevalência de tabagismo vem diminuindo ao longo dos anos. Em 1989 o percentual de fumantes de 18 anos ou mais no país era de 34,8%. Já em 2013, de acordo com pesquisa mais recente para essa mesma faixa etária em áreas urbanas e rurais, este número caiu para 14,7%.

Como os dados ainda são bastante relevantes, o próximo dia 29 de agosto é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Fumo, e a Supervisora da Promoção à Saúde do Sepaco Autogestão, Francine Branco, alerta sobre o mal que a nicotina causa ao organismo, já que o tabagismo está ligado a mais de 50 doenças, sendo responsável por 30% das mortes por câncer de boca e 90% por câncer de pulmão.

O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência física, psicológica e comportamental do consumo de nicotina, uma droga bastante poderosa, capaz de estimular, deprimir ou perturbar o sistema nervoso central e outras partes do corpo humano, uma vez que chega ao cérebro em apenas 7 a 19 segundos, sendo de 2 a 4 segundos mais rápida que a cocaína. "No início do processo de cessação do tabaco, a pessoa pode sofrer com ansiedade, dificuldade de concentração e irritação. Por isso, muitos acabam desistindo, mas, o que nem todos sabem, é que estes sintomas costumam passar depois de algumas semanas", afirma Francine.

A especialista alerta que, caso a pessoa não consiga parar de fumar sozinha, ela deve procurar tratamento especializado com psicoterapia e acompanhamento médico. "Algumas instituições trabalham com grupos de apoio que auxiliam neste processo tão difícil que é parar de fumar. O tratamento tem como objetivo a aprendizagem de um novo comportamento por meio da promoção de mudanças comportamentais relacionadas ao ato de fumar e combinando intervenções cognitivas/comportamentais. Muitas vezes o fumante não consegue parar na primeira tentativa, mas não deve desistir. Neste caso, ele deve começar tudo novamente e ficar atento ao que o fez voltar a fumar".

Para finalizar, Francine comenta que o primeiro passo é o fumante querer mesmo parar de fumar e, em seguida, pedir apoio para familiares e amigos para alcançar este propósito. "Após o ponta pé inicial, comece eliminando os cinzeiros, pratique exercícios físicos, mantenha uma alimentação saudável e, quando sentir necessidade de fumar, reflita sobre as razões que você elegeu para parar. Faça isto pela sua saúde, encontre as suas razões e fique livre dos malefícios do tabaco", conclui.



Sobre o Sistema Sepaco de Saúde

O Sepaco, fundado em 1956, inicialmente para atender o setor papeleiro, transformou-se em um Sistema Integrado de Saúde, agregando hospital e operadora de saúde de autogestão.

Pioneiro no controle de infecção hospitalar no Brasil, o Hospital Sepaco atualmente atende operadoras de saúde, assim como clientes particulares.

Focado em alta complexidade e pediatria, o hospital está localizado na Vila Mariana, São Paulo, e possui 242 leitos, sendo 82 de UTI (40 para adultos e 25 Neonatais e 17 Pediátricos), um corpo clínico com alta qualidade profissional e modernos equipamentos para diagnósticos, como tomografia, ressonância magnética, hemodinâmica e uma área própria para oncologia.

Para realização de pequenas cirurgias, com alta no mesmo dia, a instituição oferece ainda o Hospital Dia Sepaco, na região do Jardim Paulista, São Paulo/SP.

Acesse: www.sepaco.org.br

Facebook: www.facebook.com/hospitalsepaco

Website: http://www.sepaco.org.br

MAIS NOTÍCIAS

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos