Releases
19/02/2018 16:12

Diário Oficial do Amapá em versão eletrônica deve ser lançado até abril de 2018


São Paulo - SP--(DINO - 19 fev, 2018) - Após 70 anos sendo impresso como veículo da Imprensa Oficial para o Estado do Amapá, o Diário Oficial do Amapá entrará na era da tecnologia. Sua primeira edição digital tem lançamento previsto para o mês de abril próximo.

O Diário Oficial, em sua versão eletrônica, tinha previsão de ser lançado no segundo semestre de 2017, data que não se confirmou em razão de questões burocráticas.

A nova versão digital do Diário Oficial do Amapá está sendo desenvolvida desde 2015 sob a supervisão de uma equipe de tecnologia da Secretaria de Estado da Administração (Sead), que está imbuída no propósito de diminuir os custos de produção do Diário impresso e, principalmente, levá-lo ao ambiente virtual.

A versão eletrônica do Diário Oficial do Amapá não consiste em uma versão digitalizada. Atualmente, este recurso já é disponibilizado. A sistematização do diário oficial permitirá a utilização de mecanismos internos de busca de notícias, recurso que não funciona plenamente na atual edição em PDF (Portable Document Format). Para maior segurança, a página online utilizará certificação digital, código de acesso e outros requisitos de validação.

Mais que um processo de modernização tecnológica, a nova versão eletrônica do Diário Oficial proporcionará maior eficiência e rapidez em seu processo de confecção, cujo desenvolvimento, como é feito hoje, chega a demorar até uma semana em um processo artesanal.

Além de propor mais praticidade e dinamismo para os usuários, e a modernização de seu projeto gráfico, a nova versão digital do Diário Oficial resultará em uma economia significativa. O governo do Estado do Amapá estima que a economia será superior a R$ 300 mil por edição.

Em meio ao processo de elaboração da versão eletrônica, já foi iniciada a digitalização do acervo do diário e de importantes documentos históricos e reportagens da época da emancipação do, então, Território Federal do Amapá em 1943, e sua posterior elevação à condição de Estado em 1988. E após conclusão do processo de implantação da versão eletrônica do Diário Oficial, os servidores federais e estaduais efetivos que servem nos quadros da Imprensa Oficial participarão de cursos de capacitação para trazer maior agilidade à nova estrutura do Diário, à recepção das matérias em formato digital enviados pelos diversos órgãos e direcioná-los para a inserção e diagramação, garantindo a integridade da informação e obedecendo ao princípio constitucional de publicidade dos atos oficiais, que motiva sua operação.

O Diário Oficial do Amapá pode ser publicado através do portal do Diário Oficial-e. Uma empresa especializada na prestação de serviços de apoio e de intermediação de publicações legais nos Diários Oficiais dos Estados, dos Municípios, do Distrito Federal e da União.

O propósito do Diário Oficial-e é atender todas as pessoas e empresas interessadas em publicar um Ato de interesse público de forma segura, rápida e eficaz, realizando diversos serviços com o intermédio entre o publicador e o Diário Oficial, proporcionando, assim, a transparência e a publicidade legal necessárias aos Atos Oficiais e adequação às Normas necessárias para esse tipo de publicação.


Website: https://diariooficial-e.com.br/

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos