Releases
22/04/2019 15:26

Como transformar um ano em que as contas estavam no vermelho para ficarem no azul


Rio de Janeiro, RJ--(DINO - 22 abr, 2019) - Definitivamente 2019 é o ano de mudar esse jogo.

Se você está com nome sujo, querendo se mudar, ter um filho ou fazer uma especialização, mas não tem "bala na agulha", esse texto é para você. Pois sabemos que você até quer sair dessa bolha, mas não tem forças e nem sabe como começar, porque afinal de contas seu dinheiro parece ter asas e sempre voa para bem longe de você.

O que preocupa é que o grupo dessas pessoas em que a dívida chega até 5 vezes o valor de suas rendas mensais, só aumenta.

Por isso, quando o assunto é dívidas, pode ficar tranquilo, você não é o único. Mas quando a meta é se livrar delas, não existe fórmula mágica, é preciso muito foco e disciplina.

A web tá cheio de dicas milagrosas, mas nós da Turn Wise separamos dicas simples e fáceis que vão te ajudar a chegar em Dezembro com a conta azulzinha.

Lembre-se: durante o processo os momentos de fraqueza irão aparecer, mas você deve passar por cima deles com o seu trator de foco e persistência.

1. FAÇA UM DIAGNÓSTICO DA SUA SITUAÇÃO FINANCEIRA

Essa frase parece complicada, mas não é. Fazer um diagnóstico da sua situação é muito fácil, para se livrar das suas dívidas. É importante saber o quão grave é o problema.

? Tenha coragem e faça uma listagem do quanto você está devendo, há quanto tempo e para quem.
? Liste todas as suas entradas: salário, renda extra, entre outros.
? Liste as despesas fixas e as essenciais que sua família tem, como: aluguel, luz, gás, etc.
? Liste também os outros tipos de despesa extra, como roupas, viagens e lazer. Estas poderão ser tranquilamente cortadas nesse processo.

Com estas informações, você conseguirá organizar onde é possível cortar despesas, também pode pensar em bens que podem ser vendidos.

Usar um aplicativo financeiro ou uma planilha de custos ajuda muito nesse primeiro passo.

2 - SE CONTROLE E ANOTE TUDO

Você já fez um diagnóstico financeiro, agora é hora de botar a mão na massa.

Para sair do vermelho e fazer as pazes com o dinheiro é preciso aprender a controlar seus gastos. Pessoas bem-sucedidas financeiramente têm o controle efetivo das finanças pessoais. Elas sabem exatamente o quanto ganham e o quanto gastam.

? Priorizar aluguel barato. Diminuir as despesas fixas é uma grande ideia a longo prazo. No final de um ano você verá a diferença.
? Compre somente o necessário: isso inclui escolher supermercados mais baratos.
? Evite gastos no final de semana.
? Use cartões apenas em emergências. Deixe o cartão em casa e saia apenas com o que for usar. Disciplina! Isso inclui o uso desenfreado do cartão nos aplicativos por exemplo.
? Que tal cortar aquela assinatura que você não usa, rever a conta de celular e diminuir os canais da TV a cabo?

Neste segundo passo o aplicativo de controle financeiro do celular ainda é muito útil, principalmente pela praticidade de ter o celular sempre por perto para anotar os gastos.

3 - TENTE RENEGOCIAR SUAS DÍVIDAS E PAGUE PRIMEIRO AS COM JUROS MAIS ALTOS

A renegociação é essencial para que você possa melhorar a sua vida financeira.
Não tenha medo, converse com o gerente do banco, gerente de loja, amigos que você deve e tente renegociar as suas dívidas.

Lembrando que as dívidas com juros mais altos devem ter prioridade total. Afinal, são elas que estão levando você a se endividar cada vez mais.

Desta forma, quando for fazer a listagem faça um ranking das suas dívidas e anote principalmente as de maior valor para tentar saná-las primeiro.

4 - AGORA FAÇA UMA META DE POUPANÇA

Para ter sucesso em qualquer atividade é muito importante que se estabeleça uma meta.
Com as finanças pessoais não é diferente, é necessário que se crie uma meta de quanto é preciso poupar por mês para conseguir quitar as dívidas.

Uma meta bem definida facilita a nossa vida, pois quando a atingimos antes do prazo, sabemos que fizemos um bom trabalho.

Por outro lado, se estamos longe dela, sabemos que temos que nos esforçar mais.

Com o dinheiro no banco, você vai ter vontade de usar, os amigos vão te chamar de "pão duro", e familiares vão dizer para você aproveitar mais a vida, mas lembre-se de sempre manter o foco.

5. ESTUDE MAIS SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA, A TURN WISE PODE TE AJUDAR

Com o nome limpo, dívidas quitadas, e se possível um dinheirinho guardado você vai lembrar que valeu a pena cada stress, cada lágrima, cada recusa, cada crítica. E vai sentir orgulho de você mesmo.

Afinal como dizia o filósofo Aristóteles, "Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito".

Portanto você está pronto para aprender mais e se educar financeiramente. Para isso, a Turn Wise pode te ajudar.


Website: https://turnwise.com.br/

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos