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06/09/2017 10:59

Franquias automotivas: sim, vale a pena abrir a sua


Rio de Janeiro, RJ--(DINO - 06 set, 2017) - O mercado automotivo de reparos e oficinas está em crescimento desde 2016 , pois com a crise, as pessoas optaram por manter seus automóveis por mais tempo. Esse foi o tema de uma oficina modelo do Sebrae-RJ na Feira do Empreendedor de 2017, que cresceu 10x desde 2014 na quantidade de expositores do setor.

Um balanço anual da Associação Brasileira de Franchising indicou um aumento na quantidade de franquias em 8,3% de 2014 para 2015, sendo que 8,8% do faturamento é do segmento de serviços automotivos. E esse segmento têm visto um aumento contínuo ao longo da crise.

Setor automotivo: segmentos em crescimento

Um crescimento significativo foi observado para os serviços oferecidos por delivery automotivo, que são mais práticos para os clientes e apontaram um aumento de 60% de 2014 para 2015. Isso demonstra que muitos empreendedores do setor estão expandindo seus negócios apostando em experiências aceitas no mercado para alavancar seus rendimentos.

No setor de franquias, destacam-se os serviços de limpeza e estética veicular, inspeções e vistorias, aluguel de carros, funilaria, pintura, envelopamento e até monitoramento por satélite, como nos exemplos a seguir.

Das 14 franquias automotivas de sucesso destacadas pelo UOL Economia , têm destaque os serviços de pneus, escapamentos, amortecedores, embreagens e freios. É importante estudar sobre o assunto. O especialista da Texaco, Delton Stabelini, presta dicas de como se diferenciar em todos os segmentos automotivos no Blog da Texaco .

Alguns exemplos promissores de empreendimentos

A Bono Pneus teve investimento inicial a partir de R$ 250 mil e pode faturar em média R$90 mil por mês, com lucro entre 10% e 15%. Dos serviços de inspeções e vistorias veiculares, a Dekra tem investimento inicial, faturamento médio mensal e lucro esperado semelhantes.

O aluguel de carros é um dos negócios que mais se expandem pelo Brasil. A Rent a Car teve investimento inicial acima de R$ 500 mil e lucro de até 50%, semelhante à Localiza. A recarga de baterias automotivas é também muito procurada por clientes, como da Doutor Bateria. Na lavagem ecológica de automóveis, dois exemplos são a Eckolav e a Aquazero.

Para funilaria, pintura e estética automotiva, a Make Up experimentou lucro de 20%. As unidades da rede de oficinas mecânicas Oficina Brasil lucraram em média de 15% a 25%.

Outros serviços mais especializados também contam com franquias, como a Preto Fosco de envelopamento de veículos, Link Monitoramento e Unepxmil com 48 horas de rastreamento e monitoramento de veículos via satélite.

A Station Car oferece serviços de higienização e impermeabilização de estofamento, condicionamento de couro e cristalização de vidros. A Xtire tem serviços de proteção de pneus.

Existem ainda as oportunidades de franquias com baixo investimento inicial. Por exemplo, a Auto Spa Express de limpeza e estética automotiva, tem opções de prestação de serviços no endereço do cliente, que não demanda ponto comercial e tem menor investimento inicial. Outro exemplo desses serviços é a Flipwash.

Desafios para ganhar o segmento

A maior dificuldade para uma oficina entrar no negócio de franquias automotivas é o controle financeiro, pois muitas empresas do setor são administradas por famílias e não têm gestão financeira, nem os requisitos de apresentar orçamento anual, fluxo de caixa trimestral e demonstrativo financeiro mensal do negócio. Esses dados permitem planejar o funcionamento da oficina de acordo com os períodos de demanda de serviços, como as férias de cada membro da equipe, compra de material, prazo para pagamento, etc.

Para aderir à franquia há também preocupação com a perda de funcionários treinados para outras empresas ou que decidam abrir seus negócios. Com trabalhadores mais treinados, a qualidade dos serviços e a quantidade de clientes aumentam, criando oportunidades para o administrador motivar seus funcionários.

Outro destaque é o uso de ferramentas e equipamentos de tecnologia mais avançadas, evitando, por exemplo, que o diagnóstico de um veículo seja feito pelo barulho escutado pelo mecânico. A venda de peças não deve ser fonte de renda, mas sim seus serviços e a redução de desperdícios.

O atendimento e a fidelização também são essenciais para a entrada e manutenção de clientes. Para Delton, da Texaco, esse é um dos maiores gargalos, porque apesar de a competição ser cada vez mais acirrada no segmento, muitos ainda resistem em utilizar os meios digitais. "Como é do nosso interesse auxiliar os empresários do ramo, desenvolvemos conteúdos para alimentá-los com rotinas de marketing e automatização, por exemplo", diz o especialista.

Isso não é só relativo ao atendimento digital, mas também ao balcão. Especialmente os mecânicos devem ser atenciosos, prestativos, claros e honestos na relação com os clientes. Com o público feminino crescente nas oficinas, o cuidado e o respeito devem ser reforçados para todos.

São atrativos de clientes de serviços automotivos: a localização e proximidade de transporte público, o marketing no entorno e em redes sociais, o relacionamento preventivo para os problemas dos veículos, o oferecimento de serviços especializados, como de airbags e ar-condicionados e de pré-vistoria para licenciamento anual, além de brindes que recordem a oficina, como calendários e outros que geram fidelização.

Cada vez serão esperados veículos mais tecnológicos nas oficinas, com diferentes combustíveis, tamanhos, montadoras, câmbios e outras características, como indicado no Workshop Planejamento Automotivo 2017 em São Paulo. Essa expertise, as franquias desenvolvem com tempo de mercado e são oportunidades múltiplas para investidores no setor automotivo. Para Delton Stabelini, obter informações é fundamental para oxigenar e motivar os empreendedores a abrir franquias com diferenciais próprios.

Website: https://blog.texaco.com.br/

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