Releases
08/03/2021 13:25

O incêndio no Pantanal e as consequências para o agronegócio no Brasil


São Paulo, SP--(DINO - 08 mar, 2021) -
Os pecuaristas contabilizam os prejuízos com os incêndios que assolam o Pantanal em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As queimadas já consumiram cerca de 15% do ecossistema pantaneiro, equivalente a 2,2 milhões de hectares, atingindo um patamar de tragédia ambiental sem precedentes. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as queimadas e incêndios foram os maiores já registrados.


Além das queimadas e o desmatamento sem controle, o clima seco contribuiu muito para o aumento de focos de incêndio no Pantanal. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) publicou em nota que a média de temperatura na região aumentou 1,5 grau acima do esperado e em setembro 2,5 graus acima da média.


Com as perdas das pastagens e da infraestrutura, além da morte dos animais, muitos fazendeiros contabilizam um prejuízo enorme. As despesas extras como a compra de ração, deslocamento do gado para áreas seguras e aluguel de pastagens, preocupam os pecuaristas, mesmo com a alta da arroba bovina. O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) relata que o indicador do boi gordo acumula alta de mais de 24% no mercado interno.


Segundo a pecuarista Monica Marchett do Grupo Nelore Santa Mônica, esse prejuízo não será sanado tão rapidamente. “Muitas propriedades não conseguiram salvar o seu gado. Haverá uma redução na produção de bezerros para a engorda”.


O Sindicato das Indústrias Frigoríficas do Estado (Sindifrigo-MT) afirmou que o Estado do Mato Grosso, corre o risco de não ter gado suficiente para o abate a partir de 2021. A falta da matéria-prima já é uma realidade na formação de escalas de abate.


“A maior parte da criação de gado bovino para engorda no Brasil, é através da pecuária extensiva. O gado criado em confinamento, não será suficiente para suprir a demanda do mercado interno e das exportações”, pondera Monica Marchett.


 


  


 



Website: https://monicamarchett.com.br/o-incendio-no-pantanal-e-as-consequencias-para-o-agronegocio-no-brasil/

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: