Releases
09/02/2023 13:35

Festas e eventos: setor tem expectativas positivas para 2023


(DINO - 07 fev, 2023) -
Após um longo período de turbulência por conta da pandemia de Covid-19, quando mais de 350 mil eventos foram cancelados somente em 2020, afetando 97% das empresas do segmento, segundo a Abrape (Associação Brasileira dos Promotores de Eventos), o setor de festas e eventos está em fase de retomada e já tem resultados e perspectivas positivas.


Segundo estimativa da Abrafesta (Associação Brasileira de Eventos), o mercado espera movimentar R$ 40 bilhões em 2023, soma 62% maior do que a alcançada em 2019, antes da crise sanitária. Para este ano, o portal Feiras do Brasil prevê a realização de mais de 4 mil feiras e congressos em todo o país.


Em 2022, o setor - que é responsável por cerca de 4,32% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional - alcançou um crescimento de 400% em relação a 2020, ainda de acordo com os dados da Abrape.


Para Rafael de Albuquerque Fernandes, founder e CEO da Festejante - marketplace gratuito para usuários e fornecedores do setor de festas e eventos -, o segmento de festas e eventos vive um momento de demanda reprimida de quase três anos de agendas congeladas.


“Vários eventos e comemorações sociais que não aconteceram durante a pandemia agora estão sendo realizados. A perspectiva é de um ano de agendas cheias e retomada rápida do patamar pré-pandemia”, avalia.


Na visão de Rafael Fernandes, os marketplaces ajudam a impulsionar o setor de festas e eventos. “A digitalização do mercado impactou o segmento de forma positiva. Vale lembrar que, até então, a principal forma de divulgação de pequenos empreendedores do segmento era o boca a boca”. Segundo um levantamento da Visa Consulting & Analytics, cerca de 70 mil empreendimentos entraram para o comércio eletrônico apenas em 2020, no primeiro ano da crise sanitária.


O empresário conta que, com plataformas de marketplace, o pequeno empreendedor consegue ampliar o raio de atuação do seu negócio para outros bairros, ou até cidades, além de estar disponível em vários canais digitais sem a necessidade de investimento em criação de sites e divulgação em mídia - o que configura uma oportunidade de ampliação das vendas sem um investimento prévio.


'Fornecedores de festas e eventos que atuam com marketplaces têm a seu favor a visibilidade que esses espaços têm em ferramentas de busca, como o Google”, afirma Fernandes.


O CEO do Festejante destaca que, atualmente, o comportamento de compra começa com a busca de um fornecedor pela internet: “Buscas como ‘Bolo para festa infantil Rio de janeiro’, são oportunidades claras de venda que só são possíveis com a publicação online dos produtos e serviços.”, diz ele.


Para mais informações, basta acessar: https://festejante.com.br/



Website: https://festejante.com.br/
A OESP nao e(sao) responsavel(is) por erros, incorrecoes, atrasos ou quaisquer decisoes tomadas por seus clientes com base nos Conteudos ora disponibilizados, bem como tais Conteudos nao representam a opiniao da OESP e sao de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso