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10/04/2018 12:05

Suco integral tem maior potencial de crescimento entre as bebidas não alcoólicas frias no país


São Paulo, SP--(DINO - 10 abr, 2018) - Os soft drinks ou bebidas não alcoólicas frias, que incluem refrigerantes, sucos embalados, água engarrafada, água de coco, isotônicos, chá, café prontos para beber e energéticos, recuperaram mercado em 2017 no Brasil depois de terem alcançado o pico nas vendas em 2014 e iniciarem uma queda até 2016. O levantamento é da Euromonitor International, provedora global de inteligência estratégica de mercado parceira da ANUFOOD Brazil, feira internacional exclusiva para o setor de alimentos e bebidas que acontece entre os dias 12 e 14 de março de 2019 em São Paulo. O evento é a versão brasileira da Anuga, maior feira de alimentos do mundo, que acontece na Alemanha, também organizada pela Koelnmesse.

De acordo com o levantamento, o destaque é o consumo de suco integral, que cresceu cerca de 31% ao ano entre 2012 e 2017 e deve chegar a 2,6 bilhões de litros de suco natural em 2022. No ano passado, calcula-se que 275 milhões de litros foram consumidos pelos brasileiros, considerando as vendas no varejo e foodservice.

Pelo estudo, o mercado de suco integral resistiu à crise financeira e se manteve em expansão no país em ritmo maior que do segmento de bebidas não alcoólicas frias como um todo. E, diante da demanda aquecida e de um consumo per capita ainda baixo, é grande o potencial de crescimento nos próximos anos. Mas a diferença ainda é grande. Para cada litro de suco integral consumido, 48 litros de refrigerante são consumidos. Os refrigerantes detiveram mais de 50% dos mais de 26 bilhões de litros de soft drinks consumidos no Brasil em 2017. Foram 13,3 bilhões de litros de refrigerante no ano passado.

Segundo Cassiano Facchinetti, diretor da Koelnmesse do Brasil, os números mostram a importância das bebidas não alcoólicas no mercado brasileiro. "O país está em quinto lugar no mundo em consumo desses produtos, atrás apenas dos Estados unidos, China, Japão e México. Por isso será destaque durante a primeira ANUFOOD Brazil", diz o executivo.

O soft drink está incluído no segmento de Drinks & Hot Beverages (Bebidas em geral), que integra os dez macro segmentos que estarão presentes no evento. Os outros setores são: Agrifoods, Fine Foods, Meat, Chilled & Fresh Foods, Dairy, Bread & Bakery, Sweets & Snacks, Food Service e Organics.

Nas projeções para 2022, a Euromonitor acredita que a recuperação de soft drink no mercado brasileiro deve continuar. E o suco integral manterá a liderança no crescimento médio anual do volume de vendas em 12% sobre os resultados de 2017 contra 1,7% de todas as bebidas não alcoólicas.

Já o segmento dos energéticos e isotônicos manteve queda em 2017 e as previsões para 2022 também apontam uma redução de 2,9% ao ano em volume de vendas. O consumo nesse segmento, que ficou em 194,9 milhões de litros no ano passado, deverá ser de 189,2 milhões de litros em cinco anos. Já o chá pronto para consumo, que entre 2012 e 2017 avançou 3% ao ano, com 140,4 milhões de litros vendidos, chegará a 2022 com 169,4 milhões de litros, alta de 4% ao ano. Mais informações sobre a ANUFOOD Brazil podem ser encontradas no site www.anufoodbrazil.com.br.


Website: http://www.anufoodbrazil.com.br

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