Releases
06/03/2024 13:27

Bancos precisam sair do modelo tradicional


Os avanços tecnológicos facilitaram a oferta de serviços financeiros por empresas de diferentes segmentos, exigindo dos bancos uma nova postura


Por muitos anos os bancos reinaram absolutos no setor financeiro. Com o avanço da tecnologia, porém, esse cenário mudou rapidamente, transformando-se constantemente com a chegada das fintechs e a criação de diferentes soluções financeiras acessíveis para empresas de diferentes segmentos.

Dessa forma, os bancos atualmente enfrentam um novo desafio: a necessidade de migrar do modelo tradicional de trabalho para um que permita agregar novos serviços e soluções capazes de atender com maior poder de personalização às necessidades dos consumidores modernos.

Essa mudança de perfil e de postura passa até mesmo pelo desenvolvimento de uma nova cultura empresarial, com o aprimoramento constante da experiência do cliente sempre no foco.

Neste contexto, surge a adoção de APIs (Application Programming Interfaces) em conjunto com uma estratégia eficaz, facilitando e agilizando a conexão de diferentes plataformas para viabilizar o desenvolvimento constante de novos produtos e serviços financeiros de forma rápida, segura e resiliente.

Assim como a busca por aplicações relacionadas com o novo mercado financeiro, como: wallet cripto, tokenização de bens, entre outras soluções.

Esses, claro, são apenas alguns exemplos em que empresas especializadas, como a Evlos, fornecem o suporte necessário para garantir um desenvolvimento constante do modelo de negócio.

Para entender melhor tudo isso, porém, vale conhecer um pouco mais sobre a evolução do setor financeiro, o aumento da concorrência para os bancos, o suporte da inovação e os caminhos para o desenvolvimento constante.

Bancos e as novas soluções de crédito

Nos últimos anos, os bancos estão presenciando uma mudança significativa no mercado, com a tecnologia permitindo que empresas de diferentes segmentos consigam agregar aos seus portfólios soluções de crédito.

Diferentemente do que acontecia em um passado não tão distante, os bancos não são mais os únicos provedores de crédito, competindo espaço por espaço com diferentes companhias.

Grandes varejistas, por exemplo, lançam cartões de crédito, interligados com
vantagens exclusivas na aquisição de seus produtos. Já empresas de mobilidade trabalham com carteiras digitais para facilitar o pagamento das corridas. Sites de e-commerce oferecem crédito e benefícios para o pagamento das compras.

Entre as vantagens, agregar soluções financeiras aos serviços já existentes aumenta o ticket médio e fortalece o relacionamento com o cliente.

Certamente, essa transformação trouxe facilidades e vantagens para os
consumidores, o que facilitou encontrar o produto ideal, de uma forma mais
acessível e conveniente, reflexo também do aumento de competitividade para o fornecimento de soluções de crédito.

Dessa forma, é possível avaliar que a oferta de soluções de crédito se transformou em uma ação estratégica para atrair e fidelizar clientes, que buscam praticidade e eficácia nos serviços contratados.

A importância das APIs

Mas o que os bancos devem fazer com esse aumento de competitividade?
Acostumados com a adoção de uma postura mais ativa, os bancos precisam reagir.

E como fazer isso? Migrando do modelo tradicional para um mais alinhado com o “novo mundo”. E isso só é possível com a construção de uma estratégia eficaz, que consiga aproveitar as novas tecnologias em conjunto com as peculiaridades e oportunidades que surgem a cada dia no mercado.

Hoje, existem diversas soluções para que os bancos consigam cada vez mais
retomarem o protagonismo do setor, trazendo para seus clientes soluções apropriadas, modernas e práticas, em conjunto com o trabalho realizado há anos.

Nesse cenário, as APIs desempenham um papel fundamental na conexão das plataformas e, claro, na viabilização de novos produtos e serviços financeiros, porque permitem a integração de sistemas, assim como o compartilhamento de informações com segurança e praticidade.

Consequentemente, isso auxilia na oferta de soluções de crédito mais customizadas e assertivas, que vão ao encontro das necessidades de cada cliente.

Suporte especializado

Certamente, proferir esse discurso inovador é fácil. Entretanto, fazer essa revolução na forma de atuação exige competência, conhecimento e investimento, assim como tempo. Em resumo: é preciso desenvolver tudo do zero.

E aqui está uma outra vantagem interligada com o avanço tecnológico. Atualmente, o mercado possui empresas especializadas no desenvolvimento de soluções e aplicações para o setor financeiro.

Isso significa agilizar processos e reduzir custos para o desenvolvimento de novos modelos. Afinal, as APIs são exatamente as ferramentas facilitadoras, permitindo a implementação no mercado de soluções modernas em um tempo significativamente menor. E isso envolve também a questão da segurança dos dados e das transações, o que gera credibilidade para a marca e tranquilidade para os usuários.

Aqui, é possível mencionar as soluções da Evlos, como o Super-app e o maior ecossistema de APIs desenvolvidos para viabilizar novos produtos e serviços financeiros ou a assessoria fornecida por uma equipe com grande experiência no mercado financeiro e de novas tecnologias.

Com o mercado em constante e rápida transformação, os bancos tradicionais
entendem a importância de adotar um modelo mais atual, alinhado com o perfil dos consumidores, que cada vez mais buscam soluções personalizadas e ágeis.

Certamente, o investimento em inovação fará toda a diferença para aqueles que reconhecem o potencial desse segmento, visualizando as novas oportunidades.

Para saber mais sobre as soluções da Evlos, acesse o site: www.evlos4u.com.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso