Releases
19/02/2018 13:46

Servo motor economiza energia no setor industrial


São Paulo, SP--(DINO - 19 fev, 2018) - A indústria é o segmento que mais consome energia no Brasil, o que além de representar um alto custo para as empresas, também prejudica o meio ambiente. Segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), o setor industrial prevê um aumento de cerca de R$ 20 bilhões nos custos com eletricidade até 2018. Com isso, a quantia gasta pelas empresas com energia elétrica tende a aumentar 47%.

Uma das formas de reduzir o consumo de eletricidade é por meio da utilização de servo motores, máquinas eletromecânicas que produzem movimentos de acordo com um comando específico. Após receber um sinal de controle, ele verifica a posição atual para controlar o seu movimento, indo para a posição desejada e com a velocidade monitorada. Por conta dessas características, o equipamento, também conhecido como servo drive, pode substituir os motores elétricos com maior eficiência energética e ganho de produtividade.

Motores elétricos e servo motores

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), os motores elétricos são responsáveis pela maior parte do consumo de eletricidade na indústria. De acordo com o órgão, de toda energia consumida pelo setor industrial, 68% é representada pela força motriz, sendo que 30% dos equipamentos que utilizam essa força são movidos por motores elétricos. Esse alto número de consumo possui dois motivos centrais: o uso de motores antigos e a não utilização de servo motores em casos em que eles seriam mais vantajosos.

Em um exemplo prático, é possível citar os benefícios de um servo motor quando utilizado em máquinas injetoras. Nesse tipo de aplicação, o equipamento é capaz de economizar de 40% a 60% de energia elétrica. Isso ocorre por conta das injetoras com servo drive terem uma menor complexidade em seus acionamentos, enquanto as que são movidas por motor elétrico, geralmente, trabalham o tempo todo com 100% de sua carga.

Utilização e manutenção de servo motor

O servo motor, ou servo drive, é utilizado por uma extensa gama de setores, sejam industriais ou não. Na eletrônica, por exemplo, ele funciona como uma máquina síncrona que é formada por uma parte fixa (o estator) e outra móvel (o rotor). Já no setor náutico, o servo motor atua como um equipamento que carrega para um e outro bordo o leme do navio, obedecendo ao comando da roda do leme. Esse tipo de motor também é aplicado em aeromodelismo, automodelismo e nautimodelismo em pequenos motores com circuito eletrônico e caixa de redução, cujo movimento final é proporcional ao comando exercido no transmissor.

Por se tratar de um equipamento responsável pela movimentação de sistemas mecânicos e por exercer essa função, muitas vezes, ininterruptamente, a manutenção de servo motor é uma medida necessária e imprescindível. Durante esse tipo de procedimento, é preciso levar em conta a precisão do servo motor, assim como a sua capacidade de torque. Além disso, por ser um tipo de motor com inúmeras peculiaridades, é necessário contar com um laboratório especializado em automação industrial.

A manutenção de servo motor também é responsável por fazer com que o equipamento apresente outras características vantajosas para o setor industrial, como a redução do tempo de ciclos por meio da simultaneidade de movimentos; força elevada e potência com baixa inércia; e produção limpa, pois reduz parcialmente, e até totalmente, a utilização de óleos.


Website: http://www.solucoesindustriais.com.br/

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: