Releases
17/05/2018 12:53

Especialista ensina a distinguir gripe, resfriado e renite alérgica


São Paulo--(DINO - 17 mai, 2018) - Com a entrada do outono, as epidemias de gripe e alergias começam novamente a ganhar espaço. Estima-se que 15% da população brasileira tenha rinite alérgica, mas você sabe identificar se está apenas resfriado ou com a rinite atacada?

Muitas vezes, as pessoas acham difícil dizer a diferença entre um resfriado comum e uma alergia porque geralmente começam com sintomas semelhantes. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a diferenciar claramente os dois.

Muco claro:
No início, em ambos os casos, o muco é geralmente claro. No entanto, no caso do resfriado ou gripe, o muco começa a engrossar com o tempo. Alergias, por outro lado, têm muco claro ao longo de sua duração.

Tosse seca:
No caso dos resfriados a produção de muco e a dor de garganta provavelmente se manifestarão em dias posteriores. Alergias podem causar algumas irritações na garganta, por vezes, mas não é tão doloroso como uma dor de garganta.

Os sintomas persistem:
Os resfriados tendem a seguir seu curso natural no espaço de dois a três dias. Alergias, no entanto, tendem a permanecer por longos períodos de tempo até que sejam devidamente tratadas. Por outro lado, é possível que os sintomas alérgicos desapareçam quando o indivíduo não estiver mais exposto às condições que os provocaram.

Fraqueza:
Em ambos os casos, você deve sentir fraquezas e letargia durante sua programação diária. No entanto, no caso de alergias, você consegue realizar suas atividades diárias. Já as gripes e resfriados, tendem a mantê-lo na cama e enfraquecem você com o tempo.

Sazonal:
Se seus sintomas são sazonais - por exemplo, você normalmente espirra e sente fraqueza no mês de junho - há uma grande possibilidade de você estar lidando com uma alergia e não com um resfriado.

Qual é a diferença entre alergias sazonais e constantes?
Angela Faustin nutricionista e escritora do livro Ganhei Saúde , explica que as alergias sazonais estão presentes apenas durante os horários de pico de polinização de alérgenos específicos (como as árvores, grama, mofo). As alergias constantes não estão presentes apenas o tempo todo, mas também são causadas por diferentes alérgenos, com exceção do mofo, que pode causar alergias sazonais e constantes. Em vez de plantas, Angela diz que alergias durante todo o ano são tipicamente desencadeadas por insetos (como ácaros e baratas) e animais (gatos e cachorros).

Mas é aí que as diferenças param. "Seja qual for o gatilho da alergia, a resposta do corpo é a mesma", diz a nutricionista. "Ele reconhece essas coisas como algo 'prejudicial' e estimula uma resposta imunológica, o que leva a sintomas clássicos de alergia, como nariz entupido, espirros, garganta dolorida, coceira, olhos vermelhos."
Como posso prevenir ou minimizar os dois tipos de sintomas de alergia?

Faustin explica que você não pode evitar alergias, mas você pode evitar reações alérgicas. Fazer isso exige que você assuma o controle do seu ambiente e minimize os gatilhos da melhor forma possível. E destaca que a alimentação é a melhor forma de ter um sistema imune blindado que combata as alergias.

Se você tem alergias sazonais, evite contato com pólen, fechar as janelas e portas (de sua casa ou carro), evitar parques minimizaram sua exposição ao pólen.

Se tiver animais de estimação, passe o aspirador de pó e um pano de chão úmido regularmente em sua casa, isso evitará não só os pelos do seu pet, mas também a poeira desta estação seca. É importante lembrar que o pelo de gato pode permanecer em uma casa até seis meses, portanto limpe sempre.

Se possível lave o carpete, tapetes, cobertas e cortinas de sua casa. Investir em colchoes e travesseiros antiácaros e um umidificador de ambiente também é uma boa pedida, explica a especialista.

Converse sempre com seu médico alergista, mantenha sua casa limpa e aposte na alimentação saudável para blindar seu sistema imune contra alergias comuns e gripes. Para saber mais e principalmente o que comer para evitar gripes e alergias, basta digitar "Acabando com Rinite e Sinusite" de Angela Faustin em seu navegador.

Informações de Contato:
Nome: Dra. Angela Maria Faustin de Jesus - CRN-8 11109
E-mail: suporte@ganheisaude.com.br
Telefone e WhatsApp: (043) 99157-8675

Website: https://ganheisaude.com.br/rinite-e-sinusite/

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos