Releases
06/09/2023 13:26

Desafios na gestão financeira podem afetar pequenos negócios


(DINO - 06 set, 2023) -
De acordo com um estudo divulgado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2021 sobre a taxa de sobrevivência de empresas no país, constatou-se que os MEIs (Microempreendedores Individuais) têm a maior taxa de mortalidade entre os chamados 'pequenos negócios' no país, com 29% fechando após cinco anos de atividade. As MEs (Microempresas), por sua vez, têm uma taxa de 21,6% de encerramento após cinco anos, ao passo que 17% das EPPs (Empresas de Pequeno Porte) fecham após 5 anos de atividade. Tais dados evidenciam a necessidade de uma maior preocupação com a inteligência financeira em companhias brasileiras de pequeno porte. 


Neste sentido, outra pesquisa do Sebrae, de 2020, aponta que 43% das pequenas empresas ainda realizam a gestão financeira de suas operações de maneira tradicional, utilizando cadernos ou papel para registrar informações vitais. Esse cenário ilustra um desafio a ser superado no caminho da eficiência empresarial.


Segundo o CFO (Chief Financial Officer) da Bertuzzi, Vítor Bertuzzi, a pesquisa ressalta que as empresas no Brasil não têm visão de longo prazo e, por isso, acabam entrando em falência pela falta de preocupação com o futuro e com o mercado no qual estão inseridas. 'Como podemos ver, é a falta de clientes que gera metade das falências', disse.


Uma das principais razões para o fechamento dessas empresas, conforme o estudo do Sebrae de 2021, de fato, foi o planejamento do negócio deficiente: 17% dos entrevistados afirmaram não ter feito nenhum planejamento, ao passo que outros 59% dizem ter feito uma programação para, no máximo, 6 meses. Essa constatação enfatiza que a gestão financeira não pode ser considerada uma opção, mas sim um elemento crucial para a sobrevivência e o sucesso dos empreendimentos, especialmente quando se consideram os obstáculos que podem surgir no caminho, inclusive adversidades imprevisíveis.


Para o especialista, a inteligência financeira gera cenários para que a tomada de decisão seja mais assertiva em qualquer momento em que a empresa se encontra. 'Ela consegue dar os subsídios para que a empresa cresça de forma sustentável e com visão das consequências de suas atitudes', salienta Bertuzzi.


Para saber mais, basta acessar: www.bertuzzipatrimonial.com.br



Website: http://www.bertuzzipatrimonial.com.br
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso