Releases
19/02/2018 15:48

Polo Artístico-Cultural de Campinas lança oficina de contação de histórias


Campinas, SP--(DINO - 19 fev, 2018) - Com a finalidade de apresentar e discutir a teoria básica da formação inicial aos interessados em contar histórias, o Polo Artístico-Cultural de Campinas lançou nesta semana a oficina "A Arte de Encantar", coordenada pelo ator e teatrólogo Roberto Isler. Esta atividade possui 22 horas de duração, podendo ser desenvolvida individualmente ou em grupos com até 20 participantes.

Além da teoria básica, a atividade de formação cultural também irá oferecer sugestões para o desenvolvimento prático de contação de histórias a partir de técnicas especializadas e fundamentadas nas artes cênicas - como expressão corporal e jogos teatrais. Os envolvidos que completarem até 80% da atividade irão receber certificado de formação emitido pelo Polo Artístico-Cultural.

"A atividade também vai propor aos participantes uma discussão acerca dos diversos recursos atualmente disponíveis aos contadores de histórias, como a utilização de imagens, de instrumentos musicais e demais materiais alternativos. Afinal, antes de tudo, o contador de histórias deve ser muito criativo e habilidoso para entreter e encantar seu público", complementou o coordenador.

Roberto Isler atuou em 50 espetáculos em 30 anos de carreira artística. Recebeu o prêmio de Melhor Texto Inédito do II Festival Nacional de Artes Cênicas e de Melhor Ator da Campanha de Popularização do Teatro de Santa Bárbara d´Oeste. Foi cofundador e diretor do Espaço Cultural Casa Encantada e coordenador de encontros regionais e nacionais de contação de histórias.


Contação de Histórias
A contação de histórias é uma das práticas artísticas mais remotas que se tem registro da humanidade. Afinal, o ser humano conta histórias desde o início do desenvolvimento das habilidades de comunicação. Elas promoviam - e promovem -, momentos de união, confraternização e principalmente trocas de experiências. "As histórias despertam a imaginação e as emoções", lembrou.

Segundo Roberto Isler, o primeiro contato da criança com o texto, geralmente, é por meio das histórias apresentadas, oralmente, por pais e familiares. "Essas histórias podem ser contadas em diversas ocasiões, como ao acordar ou mesmo durante uma tarde chuvosa. Essa prática é extremamente importante, pois é o início efetivo do processo de aprendizagem da criança", finalizou.


SERVIÇO
Oficina Cultural
"A Arte de Encantar"
Coordenação: Roberto Isler.
Informações: 19.99820 7353
roberto@poloac.com.br

Website: https://goo.gl/9RvzeK

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso