Releases
06/11/2018 13:33

O empreendedor, o insight e o impacto social


Campinas-SP--(DINO - 06 nov, 2018) - Quando a Escola do Mecânico nasceu, em 2011, eu tinha apenas uma ideia: capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade, para se tornarem profissionais mecânicos de qualidade e, assim sanar um problema que ela tinha na empresa em que trabalhava, ter mão de obra com conhecimento para contratação.

Minha concepção era bem simples, colaboro com a reinserção dos meninos da Fundação Casa na sociedade e passo o conhecimento adquirido ao longo de 20 anos. Loquei, com recursos próprios uma sala, grafitei Escola do Mecânico e fui lá...ensinar os garotos. Mecânico sem aula prática não dá, e verba...eu não tinha! Fiz uma parceria com um amigo, dono de um estacionamento ali próximo, improvisei uma bancada, ganhei algumas peças usadas e fui lá, realizar o sonho da molecada talvez já sem esperança.

Com o passar de poucas semanas, as pessoas começaram a bater na porta e perguntar: quanto é o curso? Tem vaga? Aí começava a nascer a empresária Sandra Nalli. Falando assim parece tudo muito simples, olho para traz e ainda sinto o frio na barriga. Todos dizem que para empreender é preciso ter conhecimento, eu tinha a prática do negócio, mas precisava entender a fundo o que era empreender. Fui para o Sebrae me capacitar. E descobri que o empreendedorismo é um conjunto de hábitos e comportamentos; mas acima de tudo de coragem! Ideia muitos tem, mas para transformar a ideia em um negócio é preciso coragem para dar o primeiro passo, ter resiliência e persistência. É preciso parar e analisar. Ir buscar mais conhecimento, investimento, fazer um planejamento, ter claro sua missão e valores e... começar! Aqui devo agradecer ao Sebrae, parceiro que me abriu a mente e orientou para ser uma empreendedora.

A Escola do Mecânico nasceu de forma tímida, sem maiores pretensões, apenas ser uma (01) escola, que pudesse fazer a diferença na vida das pessoas. O tempo passou, a Escola cresceu e se firmou no mercado por uma série de diferenciais. O primeiro e mais importante, ela cumpre a missão estabelecida desde sua fundação: "Contribuir para a formação e capacitação profissional, através de cursos profissionalizantes, garantindo a excelência no ensino, proporcionando aos alunos um alto nível de conhecimento e a inclusão no mercado de trabalho". De 2011 a 2015 foram muitos os aprendizados, formamos e capacitamos centenas de pessoas.
O mercado automotivo evolui muito em poucos anos. A tecnologia embarcada nos veículos fez com que os profissionais fossem obrigados a se capacitar. Antigamente a profissão passava de pai para filho, ali...no fundo da oficina. Hoje é necessário conhecimento técnico e prático para lidar com o novo. E a Escola do Mecânico estava pronta para receber estas pessoas.

Os pedidos para cursos continuaram chegando de vários locais do estado e fora dele também. A Escola do Mecânico contratou uma consultoria, que mapeou o Brasil para ver oportunidades de crescimento. O estudo mostrou que poderíamos estar presentes em 158 municípios, com 219 unidades. Era hora de arriscar mais uma vez! Em 2015, nasceu a Franquia Escola do Mecânico, que está fechando 2018 com 20 unidades e um Centro Tecnológico de Capacitação e Formação.

Empresa de Impacto Social

Nosso trabalho sério, feito com ética, transparência, integridade, buscando sempre a satisfação de nossos alunos trouxe muitos parceiros da área que, como nós, buscam dar uma contribuição à sociedade. Estão próximos dos que produzem a tecnologia e os grandes ganhadores desta parceria, são nossos alunos, que aprendem com peças, equipamentos e capacitação dos fabricantes.
Outro grande diferencial da Franquia Escola do Mecânico é o impacto social provocado na sociedade! Trabalhamos em rede, fazendo parcerias para fortalecer e ampliar o impacto do negócio nos setores envolvidos.
Para ser um franqueado Escola do Mecânico, o empreendedor precisa estar alinhado com nossa missão e valores. Nosso negócio oferta ensino de qualidade a preços acessíveis e com esta medida aumentamos o acesso de pessoas de baixa renda, garantimos lucro para o empreendedor e transformamos a vida das pessoal impactadas.

EMPREGA MECÂNICO

Olhando no horizonte, tinha mais a desvendar. Observamos que estávamos capacitando homens e mulheres com alguma experiência, que buscavam se adequar a necessidade do mercado automotivo. Formamos mecânicos automotivos, de motocicleta e diesel, mas nossa preocupação agora era a empregabilidade deste profissional. Depois de novos estudos a Escola do Mecânico criou o Projeto Emprega Mecânico, que coloca a pessoa certa no emprego certo! Além de um portal dedicado, foi criado o App Emprega Mecânico, único e exclusivo!

Como funciona para os alunos : todos os estudantes matriculados e formados na Escola do Mecânico podem cadastrar seu currículo e participar dos processos seletivos disponíveis do segmento automotivo, sendo alguns exclusivos.

Como funciona para as empresas: todos os empresários do segmento automotivo que necessitam de um profissional capacitado, podem fazer a sua solicitação junto à Escola, podem disponibilizar sua vaga no aplicativo e os interessados cadastram seus currículos que são enviados para o R.H. da solicitante.

Como funciona para o mundo: trabalha como um grande projeto de impacto social, que transforma a sociedade. Ganha o aluno tem a oportunidade de exercer a profissão e se desenvolver no mercado de trabalho. Ganha a empresa, que recebe um profissional qualificado, conforme o perfil solicitado e ganhamos nós, por contribuir para a profissionalização e desenvolvimento dos estudantes e a sociedade por ter um profissional qualificado atuando no mercado.

CASE DE SUCESSO

A Escola do Mecânico tem sido chamada para muitos eventos que falam de impacto social, de transformação de vidas e eu sinto orgulho do trabalho realizado até aqui, de todos os projetos desenvolvidos, mas principalmente do Emprega Mecânico, que tem como função primordial gerar emprego e renda às pessoas. Reafirmo que o curso é apenas um meio, que qualquer escola pode fornecer, mas nós oferecemos também a oportunidade de trabalho. Já formamos 12 mil alunos e pra 2019 a previsão é formar 30 mil novos mecânicos. Trabalhando como empregado ou montando sua própria oficina a realidade da vida destas pessoas serão transformadas e irão impactar positivamente a sociedade.

Website: http://www.escoladomecanico.com.br

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos