Releases
30/01/2018 15:15

Movimento "Cidade Criativa, Cidade Feliz", será apresentado por professor do Inatel na CPBR 11


Santa Rita do Sapucaí-MG--(DINO - 30 jan, 2018) - Neste sábado, dia 03 de fevereiro, o professor do Inatel Wander Wilson Chaves, realizará em São Paulo, durante a Campus Party Brasil 11 uma palestra com o tema "Cidade Criativa, Cidade Feliz - Um lema, uma necessidade", a ação abordará como é possível organizar uma cidade de forma colaborativa com inovação, tecnologia e cultura, além de apresentar para o público do evento o projeto praticado na cidade sul mineira de Santa Rita do Sapucaí. A palestra será realizada às 10h no palco Aeroespace Club.

De acordo com o professor, a palestra contará com um resumo da história de Santa Rita do Sapucaí, da criação do Vale da Eletrônica e os princípios do Cidade Criativa, Cidade Feliz, um movimento que busca fortalecer a economia criativa do município e que melhora a qualidade de vida do cidadão santarritense.

"Vou contar como é a experiência do projeto em Santa Rita do Sapucaí além de abordar que as ações da Cidade Criativa, Cidade Feliz são conectadas em quatro eixos, sendo eles, o empreendedorismo, a tecnologia, a cultura e ética e cidadania. Vou explicar a sua nomenclatura, que é uma utopia, onde são trabalhados alguns valores com a comunidade, tais como a autoconfiança, autoestima, valorização do trabalho, além de fazer com que os cidadãos possam encontrar caminhos diversos para o desenvolvimento do município e valorizar a liberdade para a criação. O espírito de fraternidade e de amizade é uma autorreflexão permanente para a cidade pensar onde ela está atualmente e qual objetivo ela quer alcançar", explicou o professor.

"Acho muito importante o público da Campus Party conhecer nosso movimento. É um público que já está acostumado a trabalhar com a tecnologia e em rede [em conjunto]. Deixo para os participantes a mensagem de que se a tecnologia e o empreendedorismo são os motores de desenvolvimento do mundo contemporâneo é importante que, eles jovens, entendam que a arte/cultura e a ética/cidadania é fundamental para que consigamos resolver problemas sociais, sob pena de só com a tecnologia e com o empreendedorismo se criem distorções e exclusões que não são adequados para o mundo civilizado", completou Wander.

O professor do Inatel é o idealizador e fundador do Cidade Criativa, Cidade Feliz na cidade de Santa Rita do Sapucaí, na qual também é Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site www.cidadecriativacidadefeliz.com.br.

Inatel na Campus Party

A instituição também marca presença no evento com um workshop aplicado pelo Núcleo de Relacionamento com colégios da instituição. Esta atividade utiliza a plataforma Arduino e colocará os participantes para trabalharem em uma solução de algum problema que apresente impacto social. Esta ação acontece no espaço open, sempre das 9h às 12h /14h às 17h e das 19h às 22h, de 01 a 03 de fevereiro.

A instituição também participa com uma caravana, com aproximadamente 40 alunos, apaixonados pela inovação e pela tecnologia. Além de usufruírem de todas as atrações do evento eles também preparam atividades para serem realizadas com os campuseiros. Um fliperama estará a disposição para os participantes da Campus Party. Haverá também desafios. Muitos serão criados a qualquer momento com a criatividade da equipe Inatel e todos os campuseiros podem participar.

O Inatel
Localizado na cidade de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, o Inatel é uma instituição de ensino e pesquisa e possui entre suas atribuições o incentivo ao acesso a eventos voltados para as áreas de tecnologia, engenharia e de empreendedorismo. O Inatel está presente na Campus Party desde as primeiras edições e neste ano de 2018 não será diferente. Assim como o avanço da tecnologia, a cada ano a instituição inova e procura levar para o evento o que mais chama a atenção deste público que é antenado nas últimas tendências tecnológicas.

Website: http://www.inatel.br

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos