Releases
22/01/2019 14:20

Dini investe R$ 10 milhões em pesquisa no grafeno em colaboração com o Mackenzie


São Paulo--(DINO - 22 jan, 2019) - O uso do grafeno (que é um milhão de vezes mais fino que um fio de cabelo), para a fabricação de tecidos para bancos de automóveis, será desenvolvido pela Dini Têxtil em parceria com o centro de pesquisas Mackgraphe, ligado à Universidade Mackenzie.

Segundo o presidente da empresa, Cláudio Dini, o centro de pesquisas Mackgraphe disponibilizará a sua estrutura laboratorial e sua equipe de pesquisadores, enquanto a Dini entrará com sua estrutura fabril e definições técnica, com o apoio de sua Engenharia e Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento.

Nesta primeira fase, com três anos de duração, a Dini e o Mackgraphe pretendem explorar a condutividade elétrica e térmica do grafeno, aliada ao seu baixo peso, na área têxtil, onde a Dini já tem alguns projetos consolidados. Os resultados desta fase definirão a continuidade do projeto

Cláudio Dini destaca que sua empresa é o elo de ligação, entre a área têxtil e o grafeno, detendo tecnologia na área, conhecendo o mercado e suas necessidades, podendo assim direcionar os projetos para a fabricação, por exemplo de tecidos para bancos automotivos.

Enquanto as universidades Mackenzie, no Brasil e a Manchester, no Reino Unido, detêm a tecnologia do uso do grafeno e os meios técnicos e laboratoriais para a se realizar as pesquisas programadas. O departamento de P&D da Dini opera em período integral pesquisando novos materiais, buscando a melhora dos já utilizados. Está sempre presente nos eventos do setor, atualizando seus profissionais que estão sempre a par das novidades no mundo têxtil.

Por seu lado, o Mackgraphe, ligado à Universidade Mackenzie, tem a missão de investigar as propriedades do grafeno - que tem no presidente Jair Bolsonaro, um de seus grandes defensores - e outros materiais Nanomateriais Bidimensionais, dentro da visão da engenharia. Procura também desenvolver tecnologias que atendam às reais necessidades da sociedade. Assim, o Centro busca a interação/parceria com o setor industrial.

A Dini Têxtil

A Dini Têxtil faz parte do mercado global, com associações na Europa e Ásia, tendo iniciado suas atividades em 1991, operando na distribuição, importação e laminação, até 1997, quando deu início ao processo de produção. Hoje, a empresa, instalada em um terreno de 60 mil m², sendo 23 mil de área construída, em Ferraz de Vasconcelos (SP), abriga 310 funcionários.

Seus produtos são usados em bancos e tetos para automóveis, ônibus, caminhões, cadeirinhas automotivas para bebês, e também tênis e cortinas de uso automotivo. Sua capacidade produtiva atinge cinco milhões de m²/ano. Desse total, 65% são destinados ao setor de veículos, incluindo exportação para área de ônibus, e os 35% para outras indústrias, como a de calçados esportivos.

Website: http://dinitextil.siteoficial.ws/2018/pt-br

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos