Releases
17/09/2019 15:00

Gastronomia: restaurantes e bares movimentam a economia no Brasil


Duque de Caxias, RJ--(DINO - 17 set, 2019) -
Abrir o próprio negócio no segmento de gastronomia é o sonho de muitas pessoas que carregam no peito a paixão pela arte de cozinhar. Para empreender no ramo e alcançar o tão almejado sucesso, entretanto, o fascínio pela elaboração de pratos não basta. É preciso traçar um plano de negócios sólido e ter aptidão para administrar o local.


Quem não possui experiência na área pode contar o auxílio de profissionais habilitados a orientar e acompanhar o processo do início ao fim. Contador e arquiteto, por exemplo, são figuras indispensáveis na equipe. 


Além de pensar nos especialistas que farão parte do projeto, o empreendedor deve, além de definir um nicho de atuação e escolher o melhor lugar para instalar o estabelecimento. Normalmente, áreas com movimento intenso, como centros comerciais, são as mais disputadas pelos estabelecimentos do setor. 


O crescimento constante do mercado de alimentação


O cenário definitivamente é promissor para aqueles que desejam investir no mercado de alimentação. De acordo com o Sebrae, uma das principais autoridades nacionais em empreendedorismo, o setor de bares e restaurantes - também classificado como “alimentação fora de casa” - expande cerca de 10% ao ano.


Para as pessoas que buscam o primeiro emprego ou uma recolocação profissional na área, os dados também são animadores. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o segmento é responsável por gerar 450 mil novas oportunidades de trabalho anualmente, sendo 250 mil especificamente para garçons.


De fato, o setor é o que menos sente os reflexos da crise econômica, tanto é que movimentou a quantia aproximada de R$250 bilhões no ano de 2018. O desempenho do nicho de alimentação saudável e bem-estar é que mais tem surpreendido, com 98% de expansão nos últimos anos que passaram.


Equipamentos: colocando o negócio para funcionar


Além da localização e da infraestrutura, outro tópico demanda muita atenção do empreendedor no ramo de bares, lanchonetes e restaurantes: a escolha dos equipamentos. Afinal, sem o maquinário adequado, o funcionamento do negócio torna-se inviável e o estabelecimento sequer abre as portas para o público.


Atualmente, uma das maneiras mais práticas e econômicas de equipar um empreendimento do setor é a compra online. Ainda assim, como os investimentos são altos, escolher um site seguro é fundamental. A boa notícia é que já existem empresas especializadas e conceituadas no mercado atuando na internet.


Um exemplo é a Lojas Temperare, marca que oferece equipamentos para bares, restaurantes, padaria e açougues. Com um e-commerce ativo desde 2017, a empresa obteve quase meio milhão em receita no último ano. No portfólio, marcas conhecidas no universo da gastronomia, como Metalmaq e Metvisa, alavancam as vendas com excelência e custo-benefício.


Cozinha industrial com qualidade


A concorrência no setor de “alimentação fora do lar” - como também é conhecido o segmento de bares, restaurantes e afins - é acirrada. Por essa razão, investir em equipamentos para restaurantes  de alta qualidade constitui um dos primeiros passos em direção ao sucesso do novo negócio. Afinal, a cozinha é o coração e a alma de todo estabelecimento de gastronomia.



Website: https://www.lojastemperare.com.br

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos