Releases
02/09/2021 15:00

Desafios e oscilações de mercado marcam as perspectivas para o futuro do trigo no Brasil


28º Congresso do Trigo analisará o cenário atual e de futuro para o setor, no dia 21 de setembro, das 9h às 17h30

O ano de 2021 chega ao seu segundo semestre com muitos desafios e incertezas para o trigo, em todo o mundo. Questões climáticas e a volatilidade do mercado podem influenciar muito a produção e, consequentemente, os resultados de toda a cadeia. Visando debater as perspectivas para os próximos meses, a Associação Brasileira da Indústria do Trigo - Abitrigo volta a reunir o setor para a 28ª edição do Congresso Internacional da Indústria do Trigo.

O evento, que, pelo segundo ano, será realizado em formato online, será promovido no dia 21 de setembro, das 9h às 17h30 e pretende, por meio de seus debates e apresentações, contribuir para o fortalecimento e o crescimento de toda a cadeia da triticultura brasileira e de outros países.

"Temos pela frente muitos desafios e um mercado com possíveis oscilações nos próximos meses, o que deve ser analisado de perto pelo setor moageiro do Brasil. O Congresso será um espaço destinado a debater e entender esse cenário, por meio de temas atuais e relevantes para toda a cadeia", destacou o presidente-executivo da Abitrigo, Rubens Barbosa.

Com a transmissão em três idiomas, o evento será iniciado com a palestra "Perspectivas Políticas e Econômicas", que será ministrada pela consultora econômica e colunista do jornal O Globo, Zeina Latif. Em sua apresentação, Zeina fará uma análise das perspectivas econômicas brasileiras e mundiais, dos investimentos e do mercado financeiro e do cenário político para 2022.

Seguindo a programação, o painel "A dinâmica do mercado do trigo", que será moderado pelo jornalista, William Waack, contará com o depoimento do Presidente da EMBRAPA, Celso Moretti e os seguintes debatedores: o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, que abordará o mercado nacional; o Consultor Privado do Mercado de Trigo, Pablo Maluenda, que falará pelo mercado internacional e o jornalista especializado em agronegócio e Marketing, José Luiz Tejon, que fará uma análise do comércio mundial e a relevância do Brasil no mercado do grão.

O segundo painel terá como tema "O Futuro do Negócio Trigo" e como debatedores a gerente de Novos Negócios da NielsenIQ, Andrea Stoll, que fará uma análise sobre o futuro do negócio trigo, a presidente do Fundo JBS pela Amazônia, Joanita Karoleski, que apresentará as melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) e o diretor presidente do Moinhos Cruzeiro do Sul, Antonio Celso Bermejo, que abordará a rentabilidade, o desempenho e inovação da indústria. A moderação será do jornalista, William Waack.

Painéis temáticos

A novidade da edição deste ano é a realização de seis painéis temáticos, que serão promovidos na parte da tarde. Com o tema "Atualidades de mercado e tendências na Europa", o primeiro painel da tarde será moderado pelo gerente Comercial América Latina da Biotrigo, Fernando Michel Wagner e contará com a palestra do diretor de Exportação para as Américas do Grupo Eurogerm, Sébastien Jollet.

O painel "Como melhorar a rentabilidade do seu moinho?", contará com as palestras do chefe de tecnologia de processos da Bühler na América do Sul, Gustavo Prado e do gerente de vendas Sênior da área de Moagem da Bühler, Sebastian Stein. A moderação também será do gerente Comercial América Latina da Biotrigo. Fernando Michel Wagner, ainda, mediará a palestra ""Inovação do B2B ao B2C - O que é tendência nos produtos/alimentos à base de trigo?", promovida pela Prozyn, em que as perspectivas serão abordadas pela fundadora e CEO da Equilibrium, Cynthia Antonaccio.

A presidente do Moinho Globo Alimentos, Paloma Venturelli, será a moderadora de três painéis, na parte da tarde. O tema "Da imunização ao crescimento: as tendências do "novo" normal se tornarão o "novo" hábito?", será trabalhado pela gerente de Marketing Insights LATAM da Corbion, Luciana Zaneti e o diretor de Desenvolvimento de Negócios LATAM da Corbion, Rafael Contador.

Em seguida, o evento terá a palestra da supervisora de Pesq. e Desenv. da AIT Ingredients Brasil, Kassia Kiss F. Dourado, que responderá a pergunta: sua empresa conta com as soluções para atender às legislações vigentes para panificação e da nova rotulagem nutricional?

A programação será encerrada com o tema "Promovendo conexões, convergindo interesses e desenvolvendo a digitalização da indústria de trigo", que será abordado pelo Cofundador e CEO da OpenSolo, Eduardo Gradiz e o gerente de Suprimentos do Moinho Anaconda, Nelson Montagna.

"Para esse ano, ampliamos nossa programação para trazer aos participantes mais informações e dados que os auxiliem nas tomadas de decisão em seus negócios. Esperamos debater e analisar, ao longo do evento, as propensões e expectativas para o mercado mundial, por meio de assuntos de extrema relevância para o setor. Esperamos contar com a presença de um público de qualidade, que acompanhará debates atuais", finaliza o presidente-executivo da Abitrigo.

As inscrições para a 28ª edição do Congresso Internacional da Indústria do Trigo podem ser feitas pelo site: https://congressoabitrigo.com.br/

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: