Releases
22/09/2021 12:06

Contentores para resíduos sólidos: maior segurança e inclusão na operação da coleta


Sorocaba - SP--(DINO - 22 set, 2021) - A coleta de resíduos sólidos é uma atividade laboral insalubre, muitas vezes associada a riscos de dorsopatias causadas por esforço excessivo, desgaste osteomuscular, atropelamento e queda, além do risco de acidentes com materiais perfurocortantes ou contaminação direta devido ao descarte e acondicionamento incorreto de resíduos sólidos.

O uso de contentores para o acondicionamento de resíduos sólidos descartados elimina o contato do coletor com o lixo, colaborando para a maior segurança do trabalhador durante a operação de coleta. Além disso, com a utilização dos contentores, distribuídos de forma correta pelo espaço urbano das cidades, o coletor evita correr para amontoar e recolher os sacos de lixo, não precisando atirá-los para dentro do caminhão.

Com a cidade conteinerizada é introduzida a coleta mecanizada, uma prática que elimina qualquer contato do coletor com o resíduo. Ao adotar a coleta mecanizada, os riscos de acidente de trabalho são minimizados, além da melhoria em diversos processos diários do serviço na coleta e para todos os envolvidos, como, por exemplo, o descarte do resíduo do cidadão a qualquer momento do dia, pois o contentor está disponível a qualquer hora do dia.

Camila Bortoletto, gerente de novos negócios da Contemar Ambiental relata que a Contemar Ambiental trouxe os contentores para o Brasil há mais de 20 anos e com isso a promoção da coleta mecanizada no país, e afirma que nenhuma cidade que adotou esses produtos e a prática da conteinerização e coleta mecanizada retornou depois ao antigo processo.

O contentor de resíduos auxilia também na redução do desgaste físico dos coletores e torna a atividade de coleta de resíduos sólidos mais inclusiva na sociedade devido ao processo operacional, completa Nathalia Costa, analista de projetos da Contemar Ambiental.


Website: http://www.contemar.com.br

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso