Releases
15/12/2017 12:32

Como perder peso rápido e saudável? A ciência por trás do emagrecimento


Sorocaba, SP--(DINO - 15 dez, 2017) -
Essas fórmulas mágicas de emagrecimento geralmente não têm como principal finalidade nutrir o corpo, pelo contrário: passa-se por cima da saúde em prol de uma estética agradável. Até aí algumas pessoas vão pensar que pode valer a pena o risco, afinal, a beleza rege o mundo moderno. Mas a verdade é que dietas que fazem mal ao organismo geralmente vem com um prazo de validade muito curto. São elas que levam ao temido efeito sanfona e são elas que causam a descrença de que há como perder peso rápido e saudável. Entender isso é o primeiro passo para chegar ao objetivo.

A rapidez: o quanto ela é importante?

Antes de mais nada, uma análise precisa ser feita: quanto é importante que o prazo para chegar ao objetivo final seja realmente curto? É essencial saber que ninguém engorda 20 quilos em uma semana, portanto, é difícil imaginar este tempo para emagrecer. Obviamente, há exceções, como pessoas muito obesas que realizaram algum procedimento cirúrgico e vão restringir muito a quantidade de comida ingerida, por exemplo.
Mas, em geral, o corpo precisa de um tempo para se modificar e qualquer dieta que fuja muito dele é problemática e pode causar efeitos indesejados, prejudicar a saúde e ser temporária. Talvez seja preciso compreender que um processo de emagrecimento saudável exigirá um pouco mais de esforço e de consistência. E essa é a maior dificuldade de todas, pois tendemos a desistir daquilo que nos força a ser persistentes.

O poder do cérebro para perder peso

Para entendermos melhor o porquê desistimos facilmente de uma dieta e de uma rotina saudável, basta ter em mente que nosso cérebro foi criado para buscar prazer imediato. Quando estamos em um processo de perda de peso que leva mais do que uma semana, é difícil superar as tentações, pois elas nos dão prazer. É uma recompensa chegar do trabalho e descansar ao invés de ir à academia, assim como é uma recompensa comer demais aquilo que gostamos.
É por isso que as dietas que prometem explicar como perder peso rápido e saudável em menos de cinco dias são as preferidas da maioria das pessoas: elas parecem mais fáceis de serem cumpridas. Porém, a consistência é algo que pode ser criado e ela leva ao hábito. E tudo isso, em um prazo maior de tempo, leva ao emagrecimento definitivo.
Mas como ser consistente quando temos milhares de distrações ao nosso redor? É aí que entram os SPAs, programas de emagrecimentos, grupos de apoio e qualquer outra ferramenta que permita que o processo de emagrecimento seja mais fácil. Ter com quem contar e ter exemplos de pessoas que seguem o mesmo objetivo nos motiva a ir em frente e nos permite evitar as tentações. Quando há especialistas e um ambiente preparado para a perda de peso, ela flui de forma muito mais simples e permanece mesmo depois da saída do spa, por exemplo. Vamos entender mais abaixo como isso funciona:

O Spa - Quando ele é fundamental?

Nem sempre temos condições financeiras de ir a um spa. Mas esse é um investimento que quase sempre vale a pena - claro, o local deve bem escolhido, contar com bons profissionais e ser acolhedor o suficiente para que o paciente não queira ir embora. Porém, além desses detalhes, quando pensamos em uma alternativa para saber como perder peso rápido e saudável, o spa é de longe a melhor solução.
Dentro de um ambiente onde a consistência será tratada como prioridade para que ela gere um hábito saudável, emagrecer é uma consequência dessa estrutura. E isso é simples de entender: se para perder peso precisamos superar as tentações e ir em frente com firmeza, contar com profissionais preparados para todos os problemas que podem vir dessa mudança repentina, é a estratégia ideal.
Mas quem não tem condições para ir a um lugar assim, seja por motivos financeiros ou mesmo por falta de tempo, a ideia é tentar levar um pouco do spa para dentro de casa. O ambiente tem que ser preparado para a mudança e todos devem ajudar. Quanto maior for a participação da família, mais chances do objetivo ser atingido.

Outras ferramentas que podem ajudar

Se não podemos contar com a ida a um spa de qualidade, nem mesmo com o apoio da família, como buscar a consistência e não cair em tentação na primeira semana da reeducação? A dica aqui é buscar grupos que estão rumo ao mesmo objetivo, procurar por médicos, nutricionistas, frequentar lugares que promovam o esporte, conhecer novas pessoas que estejam passando pela mesma situação.
É importante saber que a consistência é a parte fundamental do emagrecimento e a maioria das pessoas não consegue mantê-la sem ajuda de alguém. Então, busque apoio. Um psicólogo também pode ser uma solução viável: o que importa é saber que o hábito e a reeducação alimentar são as melhores formas de solucionar o problema de como perder peso rápido e saudável. E de maneira definitiva.
Depois que a nova dieta se tornar rotina, o cérebro passa a se acostumar com ela e deixa de querer sabotá-la com petiscos, como chocolates e alimentos gordurosos. O mesmo acontece com o exercício: ele se torna parte do seu dia a dia de forma natural. Esqueça as dietas malucas de 5 dias e escolha mudar a sua vida de verdade.



Website: https://spasorocaba.com.br/medicina-e-saude/como-perder-peso-rapido-e-saudavel-dicas-essenciais-para-chegar-ao-seu-objetivo

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos