Releases
06/11/2018 11:28

Saiba como tornar o trabalho no Home Office mais produtivo para atingir seus objetivos e se transformar num (a) profissional de sucesso


Rio de Janeiro--(DINO - 06 nov, 2018) - É cada dia mais crescente os profissionais que trabalham em sistema de Home Office, seja por opção ou por uma tendência de mercado adotada por algumas empresas por medidas de economia no atual cenário econômico. Não há dúvidas de que o Home Office propicia uma série de vantagens, como estabelecer seu próprio horário, escapar do caos diário do trânsito, reduzir o estresse, não precisar se preocupar tanto com o visual e trabalhar de maneira mais confortável. Rachel Jordan, presidente da Associação Internacional de Consultores Imagem, ressalta as vantagens de se trabalhar em casa, mas alerta que o Home Office é cheio de pequenas armadilhas, e que é preciso muito foco e determinação para manter a produtividade e atingir os objetivos estabelecidos.

A Consultora de Imagem diz que o Home Office tem a seu favor todo o conforto que só a nossa casa oferece, mas lembra que também é um ambiente onde é muito fácil se distrair com pequenas "tentações", como aquela série imperdível da Netflix ou a ligação de um amigo ou familiar com quem você adora conversar por horas a fio.

- Nestas situações, é muito comum esquecer o que realmente é prioridade. A pergunta que é preciso fazer nessas horas é: você sabe como manter a produtividade e não perder as suas metas de vista? - questiona a consultora.

Rachel Jordan ressalta que é fundamental tomar alguns cuidados indispensáveis para quem trabalha dessa forma. O primeiro deles é escolher o espaço da casa onde o ambiente será montado. Ele deve ser um local arejado, bem iluminado e que ofereça privacidade para que se possa trabalhar com tranquilidade e sem interferência da rotina da casa. Traçar um planejamento diário e estabelecer quais serão seus horários, inclusive com parada para o almoço, também é essencial.

Para aqueles que estão ligados a uma empresa, a consultora de imagem e comportamento ressalta que uma boa sugestão para não se sentir isolado é tentar uma rotina híbrida para não perder o contato direto com os outros colegas. Neste caso, é positivo negociar alguns dias de trabalho na empresa para troca de informações e para compartilhar ideias.

- É muito comum para quem trabalha em casa sentir-se sozinho e essa pode ser uma boa alternativa para atenuar essa sensação de distanciamento - afirma Rachel.

A consultora de imagem e comportamento lista alguns pontos fundamentais para tornar o trabalho em Home Office eficiente e produtivo:

Espaço adequado e voltado unicamente para o trabalho

Além de um local reservado para o trabalho, você também precisará basicamente de itens que existem em qualquer escritório como: computador, telefone e impressora. E deixe claro para as pessoas ao seu redor que o computador, naquele momento, está servindo como um instrumento de trabalho. Nada de distrações!

Crie uma rotina de trabalho

Conseguir distinguir a relação casa/trabalho pode ser um dos grandes desafios para quem deseja aumentar a produtividade no Home Office nos primeiros dias. Para isso, você precisará estabelecer uma rotina com o objetivo de assegurar que terá tempo suficiente para cumprir as suas tarefas e atividades diárias. O momento em que começa a trabalhar determinará o ritmo do restante do dia.

Estabeleça metas diárias

Nas empresas convencionais, é comum que os gestores estabeleçam suas entregas. Trabalhando em casa, porém, você é a pessoa responsável pelos seus próprios resultados. É muito importante ter o comando da situação, caso contrário isso será uma tentação para deixar as tarefas para depois. Portanto estabeleça metas diárias que podem ser desde responder uma certa quantidade de e-mails ou resolver um número específico de demandas.

Determine suas prioridades

Todas as tarefas têm a sua importância. No entanto, existem aquelas que não podem, de maneira alguma, ser deixadas para depois e que demandam mais tempo. É comum você precisar se dedicar a tarefas mais complexas e deixar aquelas mais simples de lado por algum tempo. Dessa forma, é essencial ter metas bem definidas para distinguir o que é prioridade e qual é aquela que pode ser resolvida depois.

Estabeleça um tempo para o seu descanso

Pode parecer contraditório, mas o descanso é muito necessário para que você mantenha a produtividade. Em cada momento que finalizar uma demanda, reserve alguns minutos para fazer alguma atividade que lhe dê prazer ou simplesmente para desconectar daquela rotina. O tempo ocioso pode ser uma oportunidade única de encontrar referências que melhorarão a sua performance.



Website: http://honorcomunicacao.com

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos