Releases
28/08/2018 17:33

FM2S lança Certificação em Ferramentas da Qualidade focadas na Indústria 4.0


Campinas, SP--(DINO - 28 ago, 2018) - A Indústria 4.0 está cada vez mais presente no Brasil. Muitas indústrias vêm incorporando tecnologias em sua operação e, para acompanhar essa revolução, tanto os processos como seus colaboradores, devem estar capacitados.

No que consiste a Indústria 4.0?

Interoperabilidade - máquinas, dispositivos, sensores e pessoas podem se conectar e se comunicam entre si.
Transparência das informações - os sistemas criam uma cópia virtual do mundo físico por meio de dados de sensores que contextualizam as informações.

Assistência técnica - os sistemas passam a ter capacidade para apoiar os seres humanos na tomada de decisões e na resolução de problemas, além de ajudá-los com tarefas que são muito difíceis ou inseguras.

Tomada de decisão descentralizada - os sistemas passam a serem capazes de tomar decisões simples por conta própria e se tornar tão autônomos quanto possível.

Diante desse cenário, fica claro que as máquinas irão dominar a cena na Indústria 4.0 e, a única forma de se comunicar com elas é por meio dos dados gerados. Se, o profissional da Qualidade da Indústria 4.0 não dominar o tratamento e a transformação dos dados em informação, não será possível operá-la.

Como surgiu a ideia das https://ead.fm2s.com.br/curso/ferramentas-da-qualidade/Ferramentas da Qualidade para Indústria 4.0?

Uma multinacional sueca, do ramo de embalagens, convidou a FM2S para ajudá-la no projeto de implantação do monitoramento remoto de máquinas em suas fábricas do Brasil. Nesse projeto, o desafio encontrado era criar processos de análise que permitissem aos engenheiros o monitoramento e a tomada de decisão.

Apesar dos avisos automáticos gerados pelo sistema de monitoramento, era função da equipe de engenharia definir quais ações deveriam ser tomadas. No início, os equipamentos alertavam várias ocorrências que não deveriam alertar e, foi por meio da análise de dados que o time de engenharia conseguiu adequar o sistema.

Depois desse projeto, a empresa solicitou a FM2S a criação de um treinamento para sua equipe operacional a utilizar o sistema de informações implantado. Após alguns meses, foi possível estabelecer uma certificação para atestar a capacidade de um colaborador a operar numa fábrica 4.0.

Com as Ferramentas da Qualidade FM2S, o colaborador torna-se apto a coletar os dados gerados pelos sistemas da Indústria 4.0, gerar informações e a tomar decisões com elas. Dentre as habilidades que foram trabalhadas no projeto, destacam-se a utilização dos https://ead.fm2s.com.br/curso/grafico-de-controle/Gráficos de Controle, a https://ead.fm2s.com.br/curso/diagrama-de-ishikawa/Análise e Solução de Problemas, além das ferramentas Estatísticas de coleta e análise de dados.

Em 70 horas de treinamento online, foi possível compactar os principais conceitos para capacitar o profissional a operar a Indústria 4.0. Após 3 turmas formadas, essa empresa conseguiu a economia de 20 milhões de reais, apenas capacitando sua equipe a utilizar as ferramentas tecnológicas. Sem a capacitação, os dados não se transformavam em informações e as informações, não permitiam a criação de planos de ação que ao ser implementados, resolviam os desafios.


Website: https://www.fm2s.com.br/portfolio/apostila-ferramentas-da-qualidade/

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos