São Paulo - SP--(
DINO - 26 nov, 2018) -
No mundo,
87% dos chamados altos executivos dizem que a
revolução tecnológica trará mais igualdade e estabilidade, como aponta a pesquisa realizada em 106 países pela Delloitte, multinacional de serviços para o setor corporativo. Para eles, um alto comando dedicado à gestão estratégica, com
foco no capital humano, é um
diferencial que atrai talentos certos,
impulsiona a fidelidade do cliente e
sustenta o crescimento do negócio a longo prazo. A pesquisa também mostra que 61% das empresas estão redesenhando os trabalhos em torno da Inteligência Artificial (IA) ?e da robótica. E para isso, elas contam cada vez mais com novas soluções, especialmente as direcionadas ao gerenciamento de pessoas.
A começar pela
contratação de fornecedores ou empregados, é possível utilizar serviços que utilizam tecnologia na execução dos processos, como os oferecidos pela
Contraktor. O
software desenvolvido pela
startup, que
cresce 30% ao mês e já atende a 70 empresas, automatiza e
conecta todos os intermediários nas etapas dos fluxos de contratação, com recursos como assinaturas eletrônicas e certificados digitais, e
reduzem até 85% dos custos operacionais. Além da celeridade, o ganho está também na segurança. “A tendência é reduzir em muito o uso de papel, o que traz ainda um viés de sustentabilidade, com o armazenamento na nuvem. Transações que antes demoravam muito tempo devido a distâncias geográficas, com postagens demoradas, agora podem ser resolvidas em um dia. Apesar da barreira da cultura do papel, o uso das novas tecnologias é o caminho”, aponta Henrique Flores, fundador e desenvolvedor de negócios da
Contraktor.
Para Ronaldo Palermo, CEO do
Voca, uma plataforma
de gestão da comunicação entre colaboradores e líderes, favorecer o engajamento entre as duas esferas propicia o
aumento da produtividade, e isso pode ser feito de maneira totalmente tecnológica. O dispositivo oferece soluções em um
sistema embasado na inteligência artificial, que cria relatórios em busca da tomada de decisão. “Os gestores conseguem conversar com o funcionário identificado ou até de forma anônima. Há ainda uma rede social focada
100% em resolver problemas na empresa, com a colaboração dos usuários, o que confere o clima da companhia em tempo real”, conta. O sistema integrado envia perguntas aos trabalhadores para motivar a participação e recebe críticas, acompanhadas de propostas de soluções. A cada
10 usuários, sete entram pelo menos uma vez no canal que dá voz ao empregado, ao mesmo tempo em que assegura a confidencialidade. A intenção é eliminar desalinhamentos e evitar obstáculos que prejudicam o dia a dia de trabalho. “Peter Drucker, considerado o pai da administração, diz que 70% dos problemas dentro da empresa vêm de falhas na comunicação e o
Voca atua diretamente nesse ponto”, complementa Ronaldo.
O
Intuitive software também promove a
eficiência na gestão, mas focado nos
terceirizados. O aplicativo que pode ser acessado
on e
offline mantém um
canal aberto de comunicação entre clientes e prestadores de serviços, para uma avaliação rápida que possibilita a resolução de problemas instantaneamente, com total visibilidade para um efetivo controle do departamento contratante. “Isso permite à empresa entender e priorizar quais atividades têm maior impacto direto na satisfação do seu cliente”, afirma Magnus Arantes, diretor da
Intuitive.
Tanto a
Contraktor, quanto
Voca e
Intuitive fazem parte do programa de tração de
startups do
Okara Hub, no qual vêm participando de
workshops, mentorias e tendo
a oportunidade de fechar novos negócios com grandes empresas. A iniciativa é uma ação que colabora com o incentivo ao desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial para atender a demandas de mercado, em consonância com a opinião de
72% dos líderes de RH participantes da pesquisa da Deloitte, que acreditam ser o tópico IA importante ou muito importante dentro das empresas.
Website:
http://www.okarahub.com.br