Releases
29/11/2023 13:36

Engineering Brasil desenvolve solução que poupa até 80% do tempo de desenvolvimento de novas APIs


DHuO API Plus, plataforma de Integração Híbrida (HIP), acelera e simplifica a criação de APIs e Serviços para a integração de sistemas diversos

Em resposta às demandas do mercado por processos ágeis e eficazes de adaptação às inovações tecnológicas, a Engineering Brasil, parte do grupo Engineering, companhia global de tecnologia da informação e consultoria especializada em transformação digital, desenvolveu o DHuO API Plus, um upgrade do DHuO API. A nova versão da solução, que reduz em até 80% o tempo de desenvolvimento de novas APIs (Interface de Programação de Aplicação), deixa de ser apenas um API Manager, com a proposta de ser também um Integration Platform as a Service (iPaaS).

O DHuO API Plus surge como resultado da coexistência de duas categorias de produtos: o API Manager e o iPaaS (Integration Platform as a Service). Agora, os clientes obtêm um Hybrid Integration Platform (HIP), que combina a funcionalidade de gerenciamento de APIs com a capacidade de integração de sistemas. Com isso, o DHuO API Plus é uma solução completa, não se limita a ser apenas um API Manager, mas também oferece a integração de sistemas, acelerando a adaptação das empresas.

Como funciona a solução

Parte da categoria Hybrid Integration Platforms (Plataformas de Integração Híbrida), essa solução permite instalação em ambientes distintos, seja cloud ou ambiente local, e suporta diferentes configurações de instalação. Uma parte da nova solução atua como um API Manager, oferecendo um ciclo de vida completo para as APIs, que permite o gerenciamento de múltiplos gateways populares do mercado, como Kong, APISIX, AWS e o próprio DHuO Gateway.

A outra parte é um iPaaS (Plataforma de Integração como Serviço), que acelera e simplifica a integração de sistemas diversos e abrange todo o ciclo de vida dos serviços. Somado a um design mais intuitivo, deploy automatizado, criação simplificada de documentação e publicação no Portal do Desenvolvedor em apenas alguns cliques, monitoramento de métricas, entre outras funcionalidades, a solução permite a redução no tempo de desenvolvimento das integrações.

DHuO API Plus é também capaz de diminuir a necessidade de escrever códigos repetitivos, promover a automação de tarefas, além de oferecer mais facilidades na organização de equipes para uma colaboração efetiva e uma visão centralizada de todas as integrações, evitando duplicações e, portanto, acelerando esse processo.

"Nós notamos uma dificuldade das empresas de promover a sua transformação digital pautada em uma integração de sistemas de forma rápida, então o programa foi desenvolvido para auxiliar nesse sentido. No contexto da tecnologia moderna, o DHuO API Plus representa uma solução abrangente que pode capacitar as empresas a enfrentar os desafios da integração e inovação digital em um ambiente que muda constantemente. Isso pode resultar em ganhos significativos de eficiência e competitividade", conta Bruno dos Anjos, consultor estratégico de API da Engineering Brasil.

A solução é ofertada em duas modalidades, o SaaS, completamente gerenciado, livrando a empresa de se preocupar com a infraestrutura ou a manutenção do sistema, além de liberar as equipes de TI para se concentrarem na operação do negócio; e o Self-Hosted, ideal para empresas que buscam autonomia no gerenciamento de sua infraestrutura.

Demanda do mercado

A solução chega em um mercado com projeções de crescimento. De acordo com um relatório recente da empresa de análises de mercado Fact.MR, a demanda por transformação digital deve chegar a US$2,3 trilhões daqui a menos de 10 anos, com crescimento médio anual de 14,2%. Para Anjos, quem não adotar medidas para acelerar sua inovação, ficará para trás.

De acordo com o Índice Transformação Digital Brasil 2023, apurado pela PwC Brasil e Fundação Dom Cabral, dentre os principais objetivos para a incorporação da transformação digital estão a adoção de processos digitais e automação (93%) e a configuração de aplicativos e sistemas, incluindo integração entre as partes (61%).

"No cenário empresarial em constante evolução, a necessidade de associação das aplicações, criação de canais digitais e a gestão eficiente do ciclo de vida das APIs se tornaram cruciais. O mercado tem ficado cada vez mais competitivo, minando aqueles que não se adaptam", alerta o consultor especialista.

Sobre a Engineering

A Engineering Brasil é parte do Grupo Engineering, companhia global de tecnologia da informação e consultoria especializada em transformação digital, com sede na Itália, com mais de 70 escritórios e aproximadamente 15.000 colaboradores na Europa, América do Sul e América do Norte.

A companhia ajuda as empresas a desenvolverem e evoluírem a sua vantagem competitiva por meio de uma abordagem orientada a negócios, colocando a Inteligência Artificial no centro de sua operação, explorando ecossistemas e plataformas digitais e adotando o mindset API First para reconfigurar e inovar a cadeia de valor, gerando novos modelos de negócios e uma melhor experiência do cliente.

Há mais de 15 anos no Brasil, sendo responsável por transformar operações como TIM, Claro, Sabesp, Eletrobras, Nestlé, Volvo, Pfizer, entre outras. Com mais de 1.000 colaboradores no Brasil, a companhia é uma das maiores e mais inovadoras empresas presentes no País e considerada um dos melhores lugares para se trabalhar.

Para mais informações, entrevistas e personagens da Engineering:
Equipe Motim
Giovanna Saba - giovanna.saba@motim.cc
48 99121-3062
Isabela Rodrigues - isabela.rodrigues@motim.cc
11 99945-4959
Luís de Magalhães - luis.magalhaes@motim.cc
11 97442-4298
Motim - conteúdo criativo
http://motim.cc

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso