Releases
03/04/2018 14:42

Conectividade em hotéis, útil não apenas para acessar o Facebook


São Paulo--(DINO - 03 abr, 2018) - É praticamente impossível imaginar a estadia em um hotel que não tenha uma rede sem fio Wi-Fi. Devemos reconhecer que a conectividade com as redes Wi-Fi se tornou indispensável quando nos hospedamos mesmo em áreas mais distantes das cidades e que teoricamente não têm nenhum serviço de conectividade. Também é verdade que usamos as redes sem fio quando viajamos para nos entreter e nos divertir, como navegar em redes sociais e assistir a vídeos online; mas também pode ser muito importante usarmos a conectividade para o trabalho e produtividade, em recursos como emails e ferramentas de comunicação.Até 2020, a quantidade de dispositivos conectados deve chegar aos 30 bilhões. Os hotéis estão se tornando parte dessa adoção ao integrar a conectividade Wi-Fi aos serviços básicos oferecidos aos seus clientes. Com isso, a experiência de acesso à internet (geralmente através de Wi-Fi) está se tornando cada vez mais um fator importante na hora de escolhermos em que hotel ficar.Neste texto tratarei de muitos outros usos e benefícios do Wi-Fi para os hóspedes de um hotel. Viagens de férias A Internet das Coisas é um conceito que surge cada vez mais fora de casa. Neste caso, os hóspedes de um hotel podem utilizar dispositivos sem fio para pedir comida na piscina. O garçom faz o pedido em um tablet atribuído para este fim e a cozinha é notificada para começar a preparar os alimentos e bebidas. Tudo através da rede Wi-Fi. Se o hóspede estiver no bar, ele pode conferir a carta de vinhos do restaurante em seu próprio dispositivo. Outros hotéis implementaram mesas com telas interativas sensíveis ao toque em seus bares e um espelho com uma câmera conectada ao Wi-Fi onde fotos são enviadas para as redes sociais dos hóspedes. Em seus quartos, os hóspedes podem controlar o ar condicionado, o aquecimento, as luzes e portas, além de acessarem algumas câmeras de segurança - tudo usando seus próprios dispositivos móveis. Também é possível instalar dispositivos de iluminação e cortinas inteligentes que oferecem uma experiência moderna e personalizada.Outro recurso conveniente está no processo de check-in. Muito tempo pode ser economizado fazendo o check-in através do celular. Ao entrar no lobby, o sistema envia uma mensagem para o dispositivo do hóspede informando que ele já está registrado e que não é necessário ir até a recepção. Quanto ao registro nas redes sem fio do hotel, os sistemas mais avançados permitem que o hóspede registre-se apenas uma vez e não precise voltar a se registrar quando se conectar em outra área ou outro ponto de acesso. Também é muito interessante que cada quarto tenha um tablet com aplicativos que fornecem serviços especiais oferecidos pelo hotel. Em tablets, os hóspedes podem consultar as opções de entretenimento e os serviços que o hotel oferece, acessar guias de turismo da região e muito mais. Viagens de negóciosAlém das comodidades já mencionadas, os viajantes que estiverem em um hotel trabalhando podem se beneficiar ainda mais das redes sem fio. Hoje é possível estender o escritório para o hotel facilmente. Por exemplo, os executivos que estão em uma conferência, podem enviar a apresentação via Wi-Fi, a partir da rede do hotel, e projetá-la a partir de diferentes dispositivos. Eles também podem aproveitar a conectividade de alto desempenho para enviar relatórios e apresentações em tempo real. Isto é muito importante especialmente no caso de um evento com a mídia, que exige o envio imediato de notas para os editores. É muito comum que os viajantes frequentes passem a maior parte do dia em reuniões, e que ao chegarem à noite em seus quartos precisem se atualizar; neste sentido uma rede Wi-Fi de alto desempenho, com um bom acesso à internet, é fundamental. Uma má experiência de conectividade é extremamente frustrante depois de um árduo dia de trabalho, e é motivo suficiente para o hóspede não voltar a ficar no mesmo hotel, às vezes gerando má reputação por toda a cadeia.Gerenciamento e implantação inteligentes Os hotéis que desejam se manter competitivos precisam de uma infraestrutura de rede que permita a oferta de serviços diferenciados que gerem e aumentem a fidelização dos clientes. Ao instalar uma infraestrutura de WiFi e oferecê-la gratuitamente aos seus hóspedes, a administração do hotel pode obter determinados dados sobre seus visitantes, como a localização, os hábitos e o nível de satisfação. Esta informação será muito valiosa futuramente para a oferta de serviços específicos que respondam às suas necessidades específicas e individuais. Além disso, os administradores podem utilizar as estatísticas obtidas na tomada de decisões. Por exemplo, visualizar mapas de calor para identificar quais áreas do hotel ou quartos são os mais movimentados. É possível ver quanto consomem os visitantes quando eles estão no bar, o tempo que permanecem lá e o que preferem beber. Se o bar é uma área de acesso gratuito ao Wi-Fi, isso pode motivar o consumo de bebidas para aqueles que se conectam à rede. Existem pontos de acesso econômicos, porém eficazes, que podem ser instalados em cada quarto para responder às necessidades exclusivas de conectividade de cada hóspede. Alguns modelos têm até mesmo portas Ethernet para a conexão de dispositivos via cabo, como sistemas de IPTV, telefones VoIP e câmeras IP.Os hotéis devem valorizar e enxergar a conectividade de rede como uma ferramenta de negócios, porque é comprovado que um acesso gratuito via Wi-Fi aumenta os gastos dos hóspedes com os serviços do hotel. Resumindo, o Wi-Fi pode ser convertido em um serviço e um canal de vendas para atrair um público que precisa se manter conectado. Por: Marcelo Molinari, Sales Engineer Director de Ruckus Networks

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso