Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Tarcísio se reúne com Fachin após ausência em sua posse como presidente e ataque a Moraes

28 de outubro de 2025

Por Geovani Bucci

São Paulo, 28/10/2025 – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), viaja a Brasília nesta terça-feira, 28, para uma série de compromissos com integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele se reunirá com o vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kássio Nunes Marques, às 16h30, e, mais tarde, às 19h, com o presidente da Corte, Edson Fachin.

Será o primeiro encontro de Tarcísio com ministros do Supremo desde o desgaste causado por seus ataques ao ministro Alexandre de Moraes. Durante ato bolsonarista realizado na Avenida Paulista, em 7 de setembro, o governador chamou o magistrado de “ditador” e “tirano”, abandonando o perfil moderado que adotara para si.

Poucas semanas depois, Tarcísio se ausentou da posse de Fachin como presidente do STF, em 29 de setembro, apesar de ter sido convidado. Na data, preferiu visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua prisão domiciliar, encontro remarcado justamente por Moraes.

Um dos temas a ser tratado com Fachin é a suspensão de recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por empresas do setor de combustíveis e petróleo. O governo paulista tenta reverter a decisão. “São questões de interesse do Estado”, diz a assessoria sem especificar.

Além das reuniões no STF, Tarcísio terá agenda com ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marco Aurélio Bellizze Oliveira, e deve participar ainda da filiação do deputado federal Pedro Lupion (PP) ao Republicanos.

Contato: geovani.bucci@estadao.com

Veja também