Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
9 de outubro de 2025
Por Lavínia Kaucz
Brasília, 09/10/2025 – O ministro Gilmar Mendes disse que espera que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue ainda neste ano as cinco ações que tratam da lei que recriou o marco temporal para demarcação de terras indígenas após a Corte declarar a tese inconstitucional. A declaração foi feita após cerimônia de posse da Academia Brasiliense de Letras (ABrL) nesta quarta-feira, 8.
“Estamos discutindo, estamos conversando e vamos fazer uma avaliação daqui a pouco reunindo as manifestações”, disse o ministro. “Espero julgar neste ano”, completou.
O tema foi discutido em uma comissão no Supremo que buscou uma conciliação sobre o tema ao longo de 23 audiências. A comissão foi encerrada em junho. Cabe a Gilmar, que é o relator, homologar o acordo (que teve poucos pontos de consenso) ou rejeitá-lo e submeter as ações para julgamento do plenário.
Na última segunda-feira, o ministro abriu prazo para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre o mérito das ações. Ele também determinou que os participantes da comissão de conciliação se manifestem em até cinco dias sobre a proposta conjunta fechada em junho.
Contato: lavinia.kaucz@estadao.com
Veja também