Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

OPTME cria área de recolocação de conselheiros e aposta em empresas familiares

15 de outubro de 2025

São Paulo, 15/10/2025 – A OPTME, especializada em recolocação de executivos de alta liderança, ampliou seu portfólio e passou a atender executivos que desejam atuar em conselhos de administração, com foco em empresas familiares.

“Em 10 anos, nós ajudamos na recolocação de mais de 500 líderes. Agora, o desafio será projetar nos próximos anos como os clientes irão se transformar através de conselhos estratégicos”, afirmou o CEO da OPTME e headhunter, Marcelo Arone.

O executivo lembra que “o motor do Brasil são as empresas familiares. “Elas representam cerca de 90% dos negócios, 75% dos empregos e mais da metade do PIB. Porém, apenas 3% possuem conselhos estruturados. Nosso trabalho é conectar executivos que desejam migrar para cadeiras de conselheiros a essas organizações que precisam se fortalecer em governança”.

A leitura de Arone encontra apoio em pesquisa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC): mais de 86% das companhias do País planejavam aprimorar suas práticas de governança em 2025. Outra sondagem, da KPMG Brasil com o ACI Institute, aponta tendência de maior diversidade e avaliações periódicas nos conselhos de administração.

Oportunidade bilionária

Pelas estimativas de consultorias globais ajustadas ao cenário local, o mercado brasileiro de ‘executive search’ movimenta entre US$ 500 milhões e US$ 1,2 bilhão. A OPTME vê espaço dentro desse universo para a recolocação de conselheiros, nicho que ganha tração conforme investidores e stakeholders cobram estruturas de supervisão mais robustas.

Método próprio

No processo de reposicionar C-levels, a OPTME desenvolveu uma metodologia que combina análise de perfil, estratégia de posicionamento e acesso a uma rede qualificada de oportunidades. Para Arone, “a forma como a seleção de executivos ocorre no mercado mudou radicalmente nos últimos anos. Hoje, o diferencial não é mais o banco de dados, mas sim a qualidade da influência, da agilidade e do acompanhamento que se faz em cada etapa do processo”.

Veja também