Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Motta: Acho que LDO deve ficar um pouquinho mais para frente

14 de outubro de 2025

Por Victor Ohana

Brasília, 14/10/2025 – O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou, nesta terça-feira, 14, que a votação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 “deve ficar um pouquinho mais para frente”.

As declarações ocorreram após ter sido questionado sobre a possibilidade de alteração do parecer do relator, Gervásio Maia (PSB-PB), após a Câmara ter derrubado a Medida Provisória que reforçaria a arrecadação de impostos no ano que vem, a MP 1.303/2025, que ficou conhecida como MP alternativa ao IOF.

“Acho que a LDO deve ficar um pouquinho mais para frente”, declarou. Perguntado se a LDO será votada esta semana, Motta respondeu: “Acho que não vai votar. Pelo menos é a posição que eu tive lá na comissão”.

Questionado se o possível adiamento se daria por falta de acordo com o governo, Motta disse: “Não sei necessariamente o que é”. O presidente da Câmara também comentou a possibilidade de alteração do projeto da LDO após a Câmara ter derrubado a MP da arrecadação. “Tem que aguardar um pouco, né, para ver se tem alguma saída”.

Mais cedo, o presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, senador Efraim Filho (União-PB), adiou para esta quarta-feira, 15, a votação da LDO. Segundo ele, há conversas entre o governo e o Congresso sobre a possibilidade de mudanças no texto por causa da frustração de receitas, devido à derrubada da MP.

O senador afirmou ainda que está mantida a sessão conjunta do Congresso, marcada para a quinta-feira, 16, cuja pauta é a votação da LDO.

Contato: victor.ohana@estadao.com

Veja também