Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Lula decide ir à cúpula da Celac, na Colômbia, diante de crise entre Venezuela e EUA

5 de novembro de 2025

Por Gabriel Hirabahasi

Brasília, 05/11/2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará à Colômbia para participar da IV Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e União Europeia. O evento será nos dias 9 e 10 de novembro. O Broadcast Político apurou que o presidente deve participar do evento no dia 9.

A confirmação da participação de Lula na Cúpula Celac-União Europeia vem após a escalada da tensão na Venezuela com ameaças vindas dos Estados Unidos. O governo de Donald Trump tem deslocado forças militares aos arredores do Caribe. Também tem destruído barcos e matado seus tripulantes com a alegação de que seriam traficantes de drogas.

A crise envolvendo a Venezuela deve ser o principal assunto da cúpula da Celac. Lula já se colocou à disposição para ser um mediador entre os Estados Unidos e o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Ontem, Lula já havia sinalizado a intenção de ir à Celac durante entrevista a agências internacionais em Belém. Ao comentar sobre a possibilidade da viagem, Lula afirmou que a ida seria “para discutir e quem sabe tomar alguma posição em defesa dos países da América Latina”.

Com a confirmação da viagem de Lula a Santa Marta, na Colômbia, o presidente cancelou as agendas que teria em Fernando de Noronha no fim de semana. O petista visitaria um projeto de descarbonização na ilha nos dias 8 e 9.

Lula deve viajar a Bogotá no dia 9 e de lá ir a Santa Marta. Volta no dia 10, direto para Belém, onde participa da atividades da COP30.

Contato: gabriel.hirabahasi@broadcast.com.br

Veja também