Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Israel confirma que cessar-fogo em Gaza entrou em vigor

10 de outubro de 2025

Tel Aviv, 10/10/2025 – O Exército de Israel confirmou que o cessar-fogo com o Hamas entrou em vigor, ao meio-dia desta sexta-feira (horário local), horas depois de o gabinete do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, aprovar um acordo que prevê a troca de reféns israelenses restantes por prisioneiros palestinos.

Assim que o fim dos combates foi anunciado, dezenas de milhares de palestinos reunidos em Wadi Gaza começaram a caminhar em direção ao norte do território. Antes disso, moradores relataram bombardeios intensos durante a manhã, mas não houve registro de ataques significativos após o início da trégua.

O cessar-fogo representa um passo decisivo para encerrar a guerra de dois anos que devastou Gaza, matou dezenas de milhares de pessoas, desestabilizou o Oriente Médio e deixou dezenas de reféns – vivos e mortos – sob controle do Hamas. No entanto, ainda pairam incertezas sobre o plano mais amplo, articulado pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Ainda não se sabe, por exemplo, se o Hamas irá se desarmar e quem administrará Gaza.

Em nota sucinta divulgada hoje, o gabinete de Netanyahu informou que o governo aprovou o “esboço” do acordo para a libertação dos reféns, sem mencionar os pontos mais polêmicos do plano.

Segundo fonte de segurança israelense, que pediu anonimato, as tropas começaram a recuar para posições previamente acordadas e manterão controle sobre cerca de 50% de Gaza nessas novas linhas. Fonte: Associated Press.

Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast

Veja também