Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Índia formaliza adesão ao Pax Silica em meio a esforço dos EUA para blindar influência em IA

20 de fevereiro de 2026

Por Patricia Lara

São Paulo, 20/02/2026 – Os Estados Unidos e a Índia assinaram uma declaração que formaliza a entrada do país asiático ao Pax Silica, uma iniciativa lançada pelo governo americano como uma coalizão estratégica voltada à segurança das cadeias globais de suprimentos de semicondutores, inteligência artificial e minerais críticos.

A declaração foi assinada pelo embaixador dos EUA na Índia, Sergio Gor, pelo subsecretário de Estado para Assuntos Econômicos, Jacob Helberg, e pelo secretário do Ministério da Eletrônica e Tecnologia da Informação da Índia, Shri S. Krishnan, informou o Departamento de Estado dos EUA nesta sexta-feira.

Com base na iniciativa, os Estados Unidos e a Índia reafirmaram seu compromisso de promover regulamentações favoráveis à inovação que incentivem a inovação em IA e promovam a rápida expansão de ecossistemas de IA seguros e confiáveis em ambos os países, cita o documento.

O Pax Silica é um esforço que ocorre em um momento em que a China busca instrumentalizar seu domínio sobre terras raras e outras cadeias de suprimentos em um mundo tecnológico que já lida com a alta demanda da IA.

Os países que já aderiram ao Pax Sílica incluem a Austrália, Israel, Japão, Catar, República da Coreia, Singapura, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido. “Espera-se que outros membros se juntem em breve”, diz o departamento americano.

Contato: patricia.andrioli@estadao.com

Veja também