Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
20 de outubro de 2025
Por Gabriel de Sousa e Gabriel Hirabahasi
Brasília, 20/10/2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve demitir o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, em reunião iniciada às 18h13 desta segunda-feira, 20. No lugar dele, o deputado federal Guilherme Boulos, do PSOL-SP, deve ser anunciado antes de Lula embarcar para a Ásia nesta terça-feira, 21.
A Secretaria-Geral tem como função principal a articulação com movimentos sociais. Também cabe à pasta, que possui status de ministério, coordenar políticas de participação social, debater com a sociedade civil iniciativas de plebiscitos e referendos e implementar consultas públicas para ampliar a participação popular.
A entrada de Boulos no ministério busca aproximar Lula de movimentos sociais de olho nas eleições de 2026. Antes de ingressar na política, quando foi candidato à Presidência em 2018 e à Prefeitura de São Paulo em 2020 e 2024, o parlamentar liderou o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).
Se a demissão se confirmar, Macêdo deixará a Secretaria-Geral sob críticas pelo distanciamento de Lula dos movimentos sociais. O ministro foi alvo de queixas públicas do presidente durante o ato de 1º de Maio de 2024, que reuniu menos de dois mil participantes e foi considerado um fracasso de organização.
Nesta segunda, Boulos ocupou a primeira fileira da cerimônia de lançamento do programa Reforma Casa Brasil, no Palácio do Planalto. Macêdo não compareceu. Como mostrou a Coluna do Estadão, o parlamentar participou de uma espécie de “posse informal”, com direito a beija-mão de aliados de Lula.
Contato: gabriel.sousa@estadao.com; gabriel.hirabahasi@estadao.com
Veja também