Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

FMI/Valdés: eleições na América Latina não podem gerar mais ruído fiscal nos países

17 de outubro de 2025

Por Aline Bronzati, enviada especial

Washington, 17/10/2025 – O diretor do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI), Rodrigo Valdés, alertou para a necessidade de os governantes da América Latina evitarem mais ruído fiscal durante as eleições que devem ocorrer na região nos próximos meses.

“É muito mais fácil quando essas circunstâncias estão presentes e, portanto, os lados políticos não podem produzir mais ruído do que o habitual em termos de como gastar mais em certas frentes que ajudarão no crescimento”, disse ele, em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira.

De acordo com Valdés, eleições são um “processo normal” de todos os países. Mas, claro, sempre há algum ruído em torno disso. “É importante construir consenso em torno de diferentes políticas estatais muito importantes, por exemplo, o comportamento fiscal”, reforçou.

Neste mês, a Argentina realiza eleições. Em outubro, o pleito ocorre na Bolívia, seguido pelo Chile, entre novembro e dezembro. No próximo ano, será a vez da Colômbia, entre maio e junho, e do Brasil, em outubro.

Contato: aline.bronzati@estadao.com

Veja também