Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
3 de novembro de 2025
Por André Marinho
São Paulo, 03/11/2025 – O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, defendeu hoje que o setor financeiro deve trabalhar para evitar que o Open Finance crie vulnerabilidades na gestão de dados dos consumidores.
“Temos de ter muito cuidado com a ânsia (e até a ganância) de alguns agentes de mercados que, sob o pretexto de quererem ofertar melhores condições a clientes de outras instituições, preferem trilhar por atalhos ou armadilhas para acessar dados transacionais sem a garantia de que o consumidor autorizou”, afirmou, em discurso na abertura do 21º Seminário de Relacionamento com o Consumidor (Semarc), em Brasília.
Na visão de Sidney, o Open Finance precisará enfrentar o desafio da comunicação clara e efetiva para se consolidar como a ferramenta correta. “O Open Finance que a Febraban está ajudando a construir não pode ser portal de brechas para deixar os dados do consumidor mais vulneráveis e por isso confiamos no papel do Banco Central como árbitro desse ecossistema”, disse.
Sidney também reiterou os alertas que têm feito sobre a segurança do sistema financeiro. Na semana passada, a Febraban endureceu as regras sobre contas laranjas e de casas de apostas irregulares. Para ele, nenhuma instituição financeira pode ser “tolerante” com brechas na entrada ou na permanência de criminosos no setor.
Contato: andre.marinho@estadao.com
Veja também