Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
5 de novembro de 2025
Por Juliana Garçon
Rio, 05/11/2025 – Líderes que representam 14 mil cidades, Estados, províncias e governos regionais participantes da Fórum de Líderes Locais da COP30 divulgaram, há pouco, uma carta em que reafirmam o compromisso com o enfrentamento da crise climática por meio de soluções concretas e enraizadas nos territórios.
“Em um momento em que os impactos climáticos se agravam globalmente, ameaçando vidas e meios de subsistência, e a ambição climática global ainda está aquém do necessário, atendemos ao chamado da Presidência da COP30 para levar soluções a Belém, como parte de um mutirão global pela ação climática”, diz o comunicado.
A carta diz ainda que os líderes estão comprometidos em tornar a vida das pessoas mais digna e sustentável, construindo comunidades mais resilientes, ampliando o acesso à energia renovável, promovendo a eficiência energética, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa, impulsionando soluções baseadas na natureza e protegendo as florestas, a biodiversidade e os recursos hídricos.
Conforme o texto, os líderes se comprometem a apoiar os países no cumprimento de suas metas climáticas nacionais, atuando como parceiros na implementação e promovendo uma transição justa e resiliente. Segundo o texto, ao trabalhar com seus governos subnacionais, os países poderiam fechar até 37% da lacuna de emissões entre os planos atuais e uma trajetória compatível com o Acordo de Paris.
Também se comprometem a garantir um portfólio robusto de mais de 2.500 projetos locais transformadores e financiáveis, ajudando a territorializar e canalizar o financiamento climático tanto para mitigação quanto para adaptação. Atualmente, 44% de todos os instrumentos consolidados de precificação de carbono no mundo são implementados em nível subnacional, conforme o texto. “O Roteiro de Baku a Belém – que convoca à mobilização de US$ 1,3 trilhão anuais – representa uma oportunidade decisiva para direcionar investimentos públicos e privados aos governos subnacionais e às comunidades que servimos, incluindo por meio da localização das plataformas nacionais.”
O terceiro compromisso diz respeito a avançar na ação e colaboração multinível para que o processo da COP se torne um espaço de implementação e responsabilização.
“Nosso compromisso coletivo impulsionará a Agenda de Ação da COP30 e fortalecerá o espírito de colaboração global necessário para construir um futuro justo, resiliente e sustentável, de emissões líquidas zero – não apenas para esta COP, mas para as gerações que virão”, concluiu a carta.
Contato: juliana.garcon@estadao.com
Veja também