Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
24 de outubro de 2025
São Paulo, 24/10/2025 – O Brasil manteve praticamente estável a exportação de arroz no terceiro trimestre do ano (julho a setembro) em comparação com igual período do ano passado. Foram embarcadas 464,2 mil toneladas do cereal (base casca), ante 473,2 mil toneladas embarcadas no mesmo trimestre de 2024. A receita, contudo, teve queda de 33,6%, fechando em US$ 126,2 milhões no período, mostra relatório da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), com base em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Em termos de valor, os principais destinos foram Senegal, Venezuela e Peru. Do total embarcado, 61,71% refere-se a produto beneficiado pela indústria.
Em relação às importações, o Brasil comprou, no trimestre, 406,6 mil toneladas de arroz (base casca), com desembolso de US$ 112 milhões. Isso representa uma queda de 8,6% no volume importado e de 46,8% no valor quando comparado ao mesmo período do ano passado. A maior parte do montante importado, 95,6%, corresponde a arroz beneficiado.
O diretor de Assuntos Internacionais da Abiarroz, Gustavo Trevisan, disse em nota que “o trimestre foi marcado por uma baixa acentuada nos preços internacionais do arroz, resultado da postura mais agressiva de grandes exportadores como Índia, Tailândia e Vietnã. Esse movimento afetou as cotações em todo o mundo, inclusive no Brasil. Ainda assim, o setor conseguiu manter a estabilidade do volume embarcado na comparação com o ano anterior”.
(Equipe AE)
Veja também