Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Alckmin, Gleisi, Sidônio e Macaé chegam ao Alvorada para discutir com Lula megaoperação no Rio

29 de outubro de 2025

Por Gabriel Hirabahasi e Gabriel de Sousa

Brasília, 29/10/2025 – O vice-presidente Geraldo Alckmin, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, a dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, e o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, chegaram ao Palácio da Alvorada há pouco para se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, foi o primeiro a chegar ao local. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, também é esperado para a reunião.

Eles vão discutir a megaoperação realizada ontem no Rio de Janeiro, contra o Comando Vermelho, que deixou, ao menos, 64 mortos, incluindo quatro policiais, nos complexos da Penha e do Alemão, na operação mais letal da história do Estado. Rui Costa e Lewandowski devem ir ao Rio nesta quarta-feira, 29, para discutir o assunto com o governador Cláudio Castro (PL).

Segundo fontes ouvidas pelo Broadcast Político, Lula e Rui conversaram por telefone assim que o presidente pousou em Brasília, na noite de ontem, após chegar de viagem de Kuala Lumpur, na Malásia. O presidente ficou incomunicável durante o trajeto, e uma reunião de emergência para tratar sobre a operação foi conduzida pelo ministro da Casa Civil e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, no Palácio do Planalto.

O Rio de Janeiro voltou ao estágio 1 às 6h desta quarta-feira, de acordo com o Centro de Operações da Prefeitura. A região havia entrado no estágio 2 às 13h48 de terça-feira, devido a ocorrências policiais que interditaram, de forma intermitente, diversas ruas das zonas norte, oeste e sudoeste da cidade, impactando os modais de transportes e a locomoção da população pela cidade.

Contato: gabriel.hirabahasi@broadcast.com.br e gabriel.sousa@broadcast.com.br

Veja também