Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
20 de outubro de 2025
Por Gabriela da Cunha
Rio, 20/10/2025 – A Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços de Petróleo (ABESPetro) definiu como um “passo histórico do Brasil na trajetória para manter a autossuficiência em petróleo” a permissão para a Petrobras perfurar um poço exploratório no bloco FZA-M-059, localizado na bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial brasileira.
A ABESPetro ressalta ainda que há uma corrida contra o tempo, já que desde 2018 o Brasil não perfura poços em novas fronteiras exploratórias.
A licença para exploração de petróleo na Margem Equatorial vai permitir ao Brasil “avançar em sua segurança energética, além de abrir oportunidades para sua indústria e para a melhoria de seus indicadores socioeconômicos, sendo de particular relevância para as regiões Norte e Nordeste do País”, diz a entidade que representa 55 empresas de bens e serviços aplicados na exploração e produção de óleo e gás.
Sobre a Petrobras, a entidade comenta que a estatal, há décadas, é a “locomotiva” do setor e indutora de grandes avanços para a economia brasileira. “A evolução energética permanece em sua desejável e inevitável trajetória, mas o petróleo vai permanecer como fonte da matriz energética global por muitas décadas. O petróleo é elemento fundamental para a superação dos desafios deste processo”, pontua.
contato: gabriela.cunha@estadao.com
Veja também