O Projeto InnerSpace anunciou hoje o lançamento do GeoMap(TM) América do Sul, uma plataforma de exploração geotérmica que revela o vasto potencial geotérmico inexplorado do contin
16 de outubro de 2025
Do aquecimento e resfriamento urbano ao calor geotérmico para processamento mineral, a energia geotérmica tem um enorme potencial para o desenvolvimento de energia local, confiável e sustentável
BOSTON, 16 de outubro de 2025 /PRNewswire/ — O Projeto InnerSpace anunciou hoje o lançamento do GeoMap(TM) América do Sul, uma plataforma de exploração geotérmica que revela o vasto potencial geotérmico inexplorado do continente para fornecer energia firme, produzida localmente e sustentável, armazenamento subterrâneo de longa duração, aquecimento em escala industrial e aquecimento e resfriamento resilientes para edifícios.
A energia geotérmica, o calor que ocorre naturalmente na crosta terrestre, é uma fonte abundante e onipresente de energia. Os avanços nas tecnologias de perfuração e subsuperfície estão tornando a energia geotérmica acessível e escalável em regiões que antes eram consideradas inacessíveis.
O GeoMap(TM) integra milhões de pontos de dados de superfície e subsuperfície em uma plataforma interativa e de livre acesso e mostra que o continente contém algumas das zonas de fluxo de calor mais altas do mundo. O GeoMap(TM) South America destaca onde o potencial geotérmico é mais forte, incluindo:
O momento também está aumentando para aproveitar esse potencial, inclusive do setor de petróleo e gás. A Ecopetrol, empresa nacional de energia da Colômbia, obteve recentemente uma licença para exploração geotérmica no complexo vulcânico de Azufral, marcando um pivô estratégico para os recursos geotérmicos.
O Brasil aprovou recentemente a criação de um programa nacional de energia geotérmica, aumentando o acesso ao financiamento de P&D para energia geotérmica. Além disso, o GeoMap(TM) South America foi significativamente enriquecido pela inclusão de dados brasileiros de boa temperatura em terra. Embora esses dados estejam disponíveis publicamente, eles estão espalhados por milhares de relatórios de poços. A Petrobras, maior empresa de energia da América do Sul, acelerou a integração desses dados no GeoMap por meio de uma parceria com o Project InnerSpace que forneceu dados estruturados a partir de suas bases de dados internas, reduzindo drasticamente o tempo necessário para incorporar as informações no GeoMap(TM).
“A indústria de petróleo e gás é a chave para desbloquear a velocidade, a escala e o avanço tecnológico que elevará a energia geotérmica da obscuridade para o mainstream”, disse Jamie Beard, diretor executivo do Projeto InnerSpace. “Nossa esperança é que em regiões do mundo com forte experiência e presença no setor de petróleo e gás, como a América do Sul, o GeoMap impulsione o interesse sustentado por essa fonte de energia inexplorada e abundante. Estamos entusiasmados com o conhecimento de que a Petrobras contribuiu para sobrecarregar o GeoMap por meio dessa parceria.”
“ O GeoMap(TM) South America expande significativamente nossa capacidade de avaliar novas oportunidades geotérmicas, especialmente em regiões com dados limitados ou proprietários. Estamos ansiosos para nos apoiar no GeoMap à medida que construímos nossa estratégia de exploração geotérmica e fortalecemos nossa posição tecnológica e liderança no desenvolvimento desse recurso massivo, sustentável e local “, disse Anna Eliza Svartman, gerente de modelagem de bacias da Petrobras.
O GeoMap(TM) América do Sul baseia-se em lançamentos anteriores na África, América do Norte, Índia, Ásia, Oceania e Oriente Médio, promovendo um esforço global para mapear oportunidades geotérmicas e tornar os dados geotérmicos de próxima geração livremente acessíveis.
Sobre o Projeto InnerSpace
O Projeto InnerSpace é a principal organização independente sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento global de energia geotérmica. Nossa missão é remover as barreiras ao crescimento e desenvolvimento exponencial da energia geotérmica em todo o mundo até 2030. Para saber mais sobre o Projeto InnerSpace, visite www.projectinnerspace.org.
Sobre o GeoMap(TM)
GeoMap(TM) é a plataforma global de exploração geotérmica do Projeto InnerSpace, desenvolvida em colaboração com mais de 100 cientistas em todo o mundo. Ela integra milhões de pontos de dados subterrâneos e superficiais em um mapa interativo e de acesso livre, ajudando governos, empresas e comunidades a identificar e promover oportunidades geotérmicas. Desde o seu lançamento, o GeoMap(TM) forneceu a análise fundamental para vários grandes estudos internacionais, incluindo o relatório Future of Geothermal da Agência Internacional de Energia, e continua a expandir região por região como parte de um lançamento global. O GeoMap(TM) está disponível gratuitamente ao público em geomap.projectinnerspace.org/geomap/.
Logo – https://mma.prnewswire.com/media/2779796/Project_InnerSpace_logo_2023_Logo_Logo.jpg
FONTE Project InnerSpace
Tópicos Relacionados: Novos Produtos/Serviços, Sem Fins Lucrativos, Serviços Públicos, Mineração/Metais, Produtos e Serviços Ambientais, Petróleo/Energia, Energias Alternativas
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Veja também