Analytics impulsionado por GenAI se tornará perceptivo e adaptativo
25 de junho de 2025
Analytics impulsionado por GenAI se tornará perceptivo e adaptativo
SÃO PAULO, 25 de junho de 2025 /PRNewswire/ — Setenta e cinco por cento dos novos conteúdos de analytics serão contextualizados para aplicações inteligentes por meio de Inteligência Artificial Generativa (GenAI) até 2027, permitindo uma conexão combinável entre insights e ações, de acordo com o Gartner, Inc.
“Estamos passando de uma era em que as ferramentas de análise ajudavam profissionais de negócios a tomar decisões, para um futuro em que analytics impulsionado por GenAI se tornará perceptivo e adaptativo. Isso possibilitará decisões dinâmicas e autônomas que têm o potencial de transformar software corporativo e de consumo, processos de negócios e modelos operacionais”, diz Georgia O’Callaghan, Diretora Analista do Gartner.
Uma pesquisa do Gartner com 403 líderes de analytics ou Inteligência Artificial (IA), realizada entre outubro e dezembro de 2024, revelou que mais de 50% relatam que suas empresas usam ferramentas de IA para insights automatizados e consultas em linguagem natural (Geração de Linguagem Natural – NLG) para analytics ou desenvolvimento de Inteligência Artificial. Mesmo com esses recursos, a natureza estática do analytics atual muitas vezes não consegue entregar resultados verdadeiramente dinâmicos e automatizados.
O Gartner prevê que os recursos de augmented analytics evoluirão para plataformas de analytics autônomas até 2027, que gerenciarão e executarão totalmente 20% dos processos de negócios. O futuro perceptivo do analytics proporcionará benefícios por ser proativo, colaborativo, conectado, contextual e contínuo.
“O analytics perceptivo usará agentes de IA e outras tecnologias impulsionadas pela GenAI para monitorar continuamente as condições em evolução e perceber o ambiente-alvo, como mudanças no mercado e no comportamento do cliente ou interrupções na cadeia de suprimentos”, diz O’Callaghan.
“A orientação e a análise podem então ser ajustadas de forma autônoma em resposta, criando uma infraestrutura analítica mais resiliente e responsiva. À medida que esses recursos surgem e são adotados pelas empresas, seu potencial para remodelar as operações de negócios e impulsionar o crescimento só tende a se expandir.”
Risco abrangente do analytics perceptivo
De acordo com a pesquisa do Gartner, o risco abrangente que se aplica ao analytics perceptivo é a dependência excessiva de ações autônomas sem validação suficiente, o que pode resultar em consequências negativas não intencionais, danos à reputação e escrutínio regulatório.
O risco de “desvio de agente” é uma preocupação séria, em que as percepções e ações de um sistema se desviam gradualmente dos resultados desejados devido à evolução dos dados ou a interações imprevistas. O Gartner afirma que os agentes guardiões estão surgindo para lidar com esse problema inerente aos sistemas de IA. Esses agentes monitoram e aplicam especificamente políticas e regras para garantir que os sistemas operem dentro de um conjunto de barreiras de proteção”.
“A criação de agentes guardiões precisará ser um ponto focal importante das novas iniciativas de governança para os líderes de Data & Analytics (D&A), à medida que o analytics agêntico e perceptivo se tornarem a forma padrão de fornecimento de insights em todas as plataformas”, complementa O’Callaghan.
Temas como esse e outros que exploram o cenário em evolução de riscos e estratégias, além de insights práticos sobre como lidar com os desafios de ambientes cibernéticos cada vez mais complexos serão destaque na Conferência Gartner Segurança & Gestão de Risco, que será realizada nos dias 05 e 06 de agosto, em São Paulo. Mais informações estão disponíveis em: https://www.gartner.com/pt-br/conferences/la/security-risk-management-brazil????
Os clientes do Gartner podem ler mais em “Perception is the New Superpower for the Future of Analytics and BI“. Informações adicionais estão disponíveis no webinar gratuito do Gartner “The Gartner Top Data & Analytics Predictions for 2025“.
Sobre a Conferência Gartner Segurança & Gestão de Risco??
Os analistas do Gartner apresentarão as últimas pesquisas e conselhos para os líderes de segurança e gestão de riscos durante a Conferência Segurança & Gestão de Risco, que será realizada de 23 a 25 de julho em Tóquio (Japão), em 5 e 6 de agosto em São Paulo (Brasil) e de 22 a 24 de setembro em Londres (Reino Unido). Acompanhe as notícias e atualizações das conferências no X usando #GartnerSEC.???
Sobre o Gartner for Data & Analytics Leaders
O Gartner for Data & Analytics Leaders fornece insights objetivos e práticos para CDAOs e líderes de Data & Analytics, ajudando-os a acelerar sua estratégia e modelo operacional de D&A para aumentar o valor dos negócios. Informações adicionais estão disponíveis em https://www.gartner.com/en/data-analytics. Acompanhe as notícias e atualizações do Gartner for Data & Analytics Leaders no X e LinkedIn usando #GartnerDA. Visite a Sala de Imprensa do Gartner para obter mais informações e insights.
Sobre o Gartner
O Gartner, Inc. fornece insights objetivos e acionáveis que impulsionam decisões mais inteligentes e um melhor desempenho para as prioridades de missão crítica das empresas. Para saber mais, visite www.gartner.com.
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2718953/Analytics_perceptivo_impulsionado_por_IA.jpg
View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/gartner-preve-que-75-dos-conteudos-de-analytics-usarao-genai-para-inteligencia-contextual-aprimorada-ate-2027-302491322.html
FONTE Gartner
Tópicos Relacionados: Pesquisa, Enquetes e Estudos, Segurança de Alta Tecnologia, Computador/Eletrônica, Análise de Dados, Inteligência Artificial
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Veja também