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Líderes globais de saúde criticam o papel da Coca-Cola no jogo mundial
3 de junho de 2025
Líderes globais de saúde criticam o papel da Coca-Cola no jogo mundial
NOVA YORK, 3 de junho de 2025 /PRNewswire/ — Uma poderosa coalizão de especialistas e defensores da saúde global está pedindo à FIFA que encerre sua parceria de décadas com a Coca-Cola, acusando a empresa de “lavagem esportiva” dos danos à saúde ligados às suas bebidas açucaradas. A campanha Kick Big Soda Out destaca como o patrocínio da Coca-Cola prejudica diretamente os compromissos declarados da FIFA com a saúde e o fair play. Antes da Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2025, os ativistas estão pedindo ações imediatas para proteger os torcedores – especialmente as crianças – de associações de marcas enganosas.
A Kick Big Soda Out ganhou impulso global durante as Olimpíadas de Paris 2024, com mais de 255.000 signatários de petições e 93 organizações pedindo ao Comitê Olímpico Internacional que encerrasse sua parceria com a Coca-Cola. No entanto, um relatório da Vital Strategies descobriu que 78% da cobertura da mídia enquadrou o patrocínio da Coca-Cola sob uma luz favorável, enfatizando a promoção de sua marca, valores compartilhados ou benefícios econômicos, enquanto apenas 2% dos artigos criticaram a parceria como um tema principal – citando preocupações como exploração, riscos à saúde ou práticas antiéticas.
“A FIFA afirma defender a saúde, mas seus profundos laços com a Coca-Cola dizem o contrário”, disse Trish Cotter, da Vital Strategies. “Ao dar à Coca-Cola uma plataforma em estádios, transmissões e redes sociais, a FIFA está a promover um produto ligado ao aumento das taxas de obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Isso é “lavagem esportiva” flagrante e corrói a saúde pública e a credibilidade da FIFA.”
Agora, torcedores e defensores do futebol estão exigindo que a FIFA encerre sua parceria com a Coca-Cola na segunda onda da Kick Big Soda Out no YouTube, Instagram e Facebook.
“A FIFA pode optar por proteger a integridade do futebol, em vez de continuar a dar às corporações uma oportunidade incomparável de higienizar sua imagem”, disse o Dr. Simón Barquera, presidente da Federação Mundial de Obesidade. “Ao rejeitar os refrigerantes das grandes marcas, a FIFA pode finalmente praticar o que prega.”
A campanha Kick Big Soda Out destaca evidências globais que associam o consumo excessivo de açúcar a doenças não transmissíveis. Em países de baixa renda – onde essas condições estão aumentando a taxas alarmantes – as grandes marcas de refrigerantes promovem agressivamente bebidas açucaradas para milhões de consumidores.
“Este é um momento decisivo para a FIFA. A publicidade das grandes marcas de refrigerante incentiva escolhas não saudáveis entre as crianças. A restrição do marketing é essencial para apoiar a saúde e o bem-estar das crianças”, disse Carolina Piñeros, da Red PaPaz.
Os apoiadores podem se juntar ao movimento que exige que a FIFA encerre sua parceria com a Coca-Cola em www.kickbigsodaout.org e usar #KickBigSodaOutofSport para participar da conversa.
Contato com a mídia:
Rachel Burns, rburns@vitalstrategies.org
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FONTE Vital Strategies
Tópicos Relacionados: Publicidade, Varejo, Esportes, Advocacia/Opinião de Grupo
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