Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
Projeto quer garantir que autoridades possam derrubar drones que invadam áreas de aeroportos
4 de julho de 2025
Projeto quer garantir que autoridades possam derrubar drones que invadam áreas de aeroportos
SÃO PAULO, 4 de julho de 2025 /PRNewswire/ — Voos têm sido atrasados ou até desviados por causa da invasão de drones no espaço aéreo de aeroportos. Para evitar que drones coloquem em risco a vida de quem está viajando de avião, o deputado federal Fábio Teruel (MDB/SP) apresentou um projeto que autoriza o abate de drones que invadam áreas próximas a aeroportos ou desrespeitem as regras do espaço aéreo.
O Projeto de Lei 3.203/2025, chamado de “Lei do Abate”, muda o Código Brasileiro de Aeronáutica para permitir que autoridades possam neutralizar ou destruir drones que representem ameaça à segurança dos voos. Só poderão agir autoridades competentes, seguindo regras técnicas e com todo o cuidado necessário.
A proposta surgiu depois de dois episódios graves no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, nos dias 11 e 21 de junho, quando drones voaram perto das pistas e causaram o fechamento temporário do aeroporto. Pelo menos 26 voos foram afetados, com aviões precisando ser desviados para outras cidades. Segundo investigações, os drones estariam sendo usados por criminosos para transportar drogas.
“Hoje a lei só fala em abater aeronaves tripuladas, e mesmo assim, em situações muito específicas. Com a tecnologia avançando, precisamos atualizar a legislação para dar respaldo legal às forças de segurança, antes que aconteça uma tragédia”, explica o deputado.
O texto do projeto também determina que, depois de aprovada, a nova regra deverá ser regulamentada em até 180 dias, com a participação da Força Aérea Brasileira (FAB), Polícia Federal, ANAC e DECEA, garantindo que tudo seja feito com segurança, rastreabilidade e controle. “Não dá pra ficar de braços cruzados esperando isso virar uma tragédia. A lei vai dar poder para esses órgãos agirem antes que o pior aconteça”, conclui Teruel.
O projeto já está na Câmara para ser votado nas comissões temáticas.
Photo – https://mma.prnewswire.com/media/2724979/Foto_Divulga__o__2.jpg
View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/deputado-fabio-teruel-propoe-lei-do-abate-para-drones-que-ameacem-voos-e-a-vida-de-passageiros-302498359.html
FONTE FABIO TERUEL
Tópicos Relacionados: Legislação Federal, Estadual, Provincial, Público Adulto, Advocacia/Opinião de Grupo
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Veja também