Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Axía Resources aposta em inovação, ciência e gestão inteligente para transformar a mineração brasileira

Em um cenário global cada vez mais voltado à transição energética, a junior companie brasileira, incorpora rigor técnico, ferramentas digitais e parcerias com universidades, para revolucionar a

12 de junho de 2025

Em um cenário global cada vez mais voltado à transição energética, a junior companie brasileira, incorpora rigor técnico, ferramentas digitais e parcerias com universidades, para revolucionar a forma de conduzir projetos de exploração mineral no Brasil.

Equipe da Axía durante mapeamento geológico em Goiás

Com atuação em Goiás e Tocantins, a empresa adota um modelo de gestão baseado em inteligência de dados, transparência e controle em tempo real, que garante eficiência na alocação de recursos e assertividade na definição de alvos com alto potencial econômico — tudo isso com forte compromisso ESG e visão de futuro em minerais estratégicos como cobre, terras raras e ouro.

A Axía Resources foi fundada com o propósito de descobrir depósitos minerais estratégicos para o futuro. A empresa, reúne hoje mais de 40 mil hectares em 22 alvarás de pesquisa nos estados de Goiás e Tocantins para cobre, terras raras, grafita e ouro.

 A empresa atua em diferentes frentes, desde a aquisição de áreas até o uso de plataformas digitais inovadoras para gestão integrada de dados e resultados de suas pesquisas de exploração mineral.

A metodologia passa por reconhecimento geológico, mapeamento geológico de detalhe, geoquímica, geofísica e sondagem.  O processo culmina na definição precisa dos alvos com potencial econômico.

O geólogo Leonardo Prudente, diretor executivo da empresa explica que a Axíaestá desenvolvendo suas pesquisas exploratórias com base em um ciclo técnico completo, que envolve desde a seleção de áreas até a sondagem e avaliação de reservas minerais.

Parcerias estratégicas UnB e UFG

Os projetos em Goiás e Tocantins contam com a colaboração da Universidade de Brasília (UnB), e Universidade Federal de Goiás (UFG). A iniciativa fortalece a conexão entre ciência, tecnologia e desenvolvimento mineral sustentável.

Parceria com Universidades aproximou empresa da academia: registro visita UFG

Prudente conta que a atuação da Axía vai além da técnica tradicional.  E parcerias com as universidades é um dos diferenciais da empresa.  “Temos feito convênios com universidades e estamos trazendo a academia para dentro da empresa”, afirma. Essas parcerias segundo Prudente, aumentam a assertividade na definição dos alvos e aprofundam o conhecimento sobre as condições geológicas das áreas de interesse.

A parceria com a UnB permitiu a Axía aquisição e interpretação de dados geofísicos. E com a UFG, o convênio proporciona realizar atividades de geoquímica, resultados de atividades de avaliação de laboratório e supervisão da geoestatística que é feita nos ativos da empresa.

 “Esse trabalho consolidado nos leva a entender um pouco melhor as condições geológicas e a sermos mais assertivos na definição dos alvos que vamos trabalhar”, afirma Prudente.

Gestão inteligente e controle de dados

Além da forte base técnica e científica, a Axía adota um modelo de gestão de dados diferenciado, apoiado por uma gama de ferramentas – como o Ms Project, MX Deposit, Power BI e Vision – desenvolvidas pela Microsoft ou integradas à plataforma.

“No Ms Project, nós colocamos todas as etapas que nós vamos fazer em nossos alvos, e em todos os nossos projetos, selecionando no tempo e no espaço, a quantidade de recursos que serão alocados para aquelas atividades. Essas informações são colocadas no nosso banco de dados e através do MX Deposit nós conseguimos identificar, planilhar e quantificar tudo aquilo que estamos desenvolvendo,” explica Prudente.

No Power BI, Prudente conta que são inseridos dados do que foi previsto do ponto de vista técnico e financeiro é o prazo previsto para cada atividade. “A ferramenta permite comparar o previsto com o real.”

Empresa adota avançado modelo de gestão em todas as etapas da prospecção

Essas soluções permitem o planejamento detalhado das atividades, a alocação eficiente de recursos e o monitoramento em tempo real de cada fase dos projetos. “O sistema Vision nos permite visualizar a empresa como se ela estivesse toda em uma única folha de papel”, explica.

O modelo de gestão dos ativos da companhia se destaca pela clareza que oferece na tomada de decisões e na comparação entre metas e resultados alcançados.

Posicionamento estratégico

A Axía segundo Prudente nasceu da convicção de que o Brasil possui grandes riquezas minerais, mas carece de uma atuação inovadora e estruturada para revelar esse potencial. Por isso a empresa adquiriu alguns ativos para desbloquear valor usando novas metodologias de exploração mineral e gestão eficiente.

  • Projeto Cobre Bom Jardim (Goiás)
    Através de leilão da CPRM (Serviço Geológico do Brasil) em 2022, a Axia adquiriu direitos sobre uma jazida de cobre em Bom Jardim de Goiás, em fase de pesquisa complementar. Após due diligence, a empresa iniciou trabalhos geofísicos, geoquímicos, topográficos e sondagem diamantada, com o objetivo de ampliar reservas e gerar um ativo de cobre pronto para viabilização industrial.
  • Exploração de ouro, grafita e terras raras
    Além do cobre, a carteira de alvarás inclui projetos de ouro (Goiás/Tocantins) e alvos promissores de grafita e terras raras. Essas commodities são consideradas estratégicas para baterias de veículos elétricos, energia renovável e indústrias de alta tecnologia.

Praça de sondagem em área do projeto da Axía em Goiás

Governança corporativa e compromisso ESG

A Axía adota um modelo de governança sólido, pautado por Transparência: relatórios periódicos sobre progresso dos projetos, divulgação de resultados de sondagens e balanços financeiros para acionistas e colaboradores.

Compliance                                                                                                                                                     ccanal de ouvidoria, políticas internas para coibir irregularidades e adesão às normas da Agência Nacional de Mineração (ANM) e do Serviço Geológico do Brasil. Além disso, os processos de licenciamento são conduzidos em conformidade com órgãos estaduais (Goiás e Tocantins) e federais, incluindo estudos de impacto e monitoramento de fauna e flora.

Compromisso social                                                                                                                                        projetos de apoio às comunidades locais reforçam a conexão da Axía com a população, promovendo capacitação, saúde e segurança no trabalho.

Para mais informações sobre a Axía Resources, acesse:
axiaresources.com.br

OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Agência Minera Brasil.

Veja também