Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Duda Salabert chama Novo de ‘bolsonarismo de sapatênis’; deputado cita ‘roubo de aposentados’

5 de novembro de 2025

Por Vanessa Araujo, especial para o Broadcast Político

São Paulo, 05/11/2025 – Uma troca de farpas entre os deputados Duda Salabert (PDT-MG) e Gilson Marques (Novo-SC) marcou a votação do projeto que inclui a educação sobre prevenção e reação a desastres climáticos nas políticas nacionais de meio ambiente e mudança do clima. Duda chamou o Novo de “bolsonarismo de sapatênis” ao criticar a tentativa do partido de retirar do texto o termo “justiça climática”. Marques reagiu em seguida, dizendo que “não usa sapatênis” e provocando a deputada ao citar o ex-ministro Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, “envolvido em escândalos de roubos dos aposentados”, nas palavras do parlamentar.

A provocação de Duda provocou risadas até mesmo de colegas da oposição. “Olha que vergonha, o Partido Novo, que é o bolsonarismo de sapatênis, quer retirar do texto a palavra ‘Justiça Climática’. Não há justiça social sem justiça climática. E deixamos claramente o nosso repúdio a esse partido nanico chamado Partido Novo”, afirmou.

Marques devolveu a crítica, ironizando o tom e o figurino da colega. “A Duda, que é do partido do Lupi, criticou a escolha de alguns membros do Novo que, supostamente, usam sapatênis. Ora, logo a Duda, que todos conhecem as escolhas estéticas que ela utiliza. (…) Eu quero usar qualquer calçado que eu deseje, assim como ela pode utilizar qualquer roupa que ela deseja”, disse.

Apesar do embate, o projeto foi aprovado por 295 votos a favor e 118 contrários, e segue agora para o Senado.

Contato: maria.araujo@estadao.com

Veja também