Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
4 de novembro de 2025
Por Lavínia Kaucz e Gabriel Hirabahasi
Brasília, 04/11/2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não quer conflito na América Latina e que disse ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que “problema político a gente não resolve com armas, resolve com diálogo”. A declaração foi feita em entrevista a agências internacionais em Belém (PA) em meio à ofensiva dos EUA na Venezuela e a mobilização das Forças Armadas americanas nos mares do Caribe.
“Eu não quero que a gente chegue a uma invasão terrestre. Eu disse a Trump, e vou repetir, um problema político a gente não resolve com armas, resolve com diálogo. Se está faltando diálogo, eu me coloquei à disposição. Temos todo o interesse em ajudar. Nós não queremos conflito na América do Sul, o único conflito que queremos é o verbal, que não machuca nem tira vidas, não derruba pontes e casas, mas o restante a gente não precisa de contencioso na América Latina”, destacou o presidente.
Para o presidente, “a polícia tem todo o direito de fazer o combate ao narcotráfico. “Tem todo o direito e responsabilidade. E os americanos poderiam estar tentando ajudar esses países, não tentando ficar atirando contra esses países”, afirmou o presidente.
Lula também disse que o governo vai tentar discutir a questão da Venezuela na Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e que já conversou com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, sobre a situação do país vizinho. Ele afirmou que “talvez” vá à cúpula da Celac na próxima semana em Santa Marta, na Colômbia, “para discutir e quem sabe tomar alguma posição em defesa dos países da América Latina”.
Contato: lavinia.kaucz@estadao.com; gabriel.hirabahasi@estadao.com
Veja também